Blog - 13 junho 2018

Transformação digital: é hora de se adaptar à essa realidade

Você já está utilizando as tecnologias disponíveis no mercado em favor dos seus negócios? A rotina do seu trabalho está sendo facilitada com os softwares de automação? A sua equipe tem conseguido aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho diário? Se as suas respostas foram não, fique tranquilo porque os processos da sua empresa podem melhorar, e muito! 

Mas também fique atento: você pode estar desperdiçando várias oportunidades de melhorar os números da empresa na qual você faz parte desconsiderando a transformação digital.

Se você já ouviu falar neste termo tão debatido nos últimos tempos, mas ainda tem dúvidas a respeito do que se trata, de como funciona e de como ele pode ajudar na rotina de marcas e empresas, acompanhe neste post as principais características da transformação digital para você auxiliar na implementação no seu local de trabalho muito em breve. Vamos lá? 

O que é a transformação digital?

Transformação digital nada mais é do que a utilização de tecnologias necessárias para empresas obterem um melhor desempenho, aumentarem os seus resultados, terem um maior alcance, facilitarem os procedimentos rotineiros e entenderem cada vez mais os clientes.

Isto está sendo debatido agora porque empresas que já estão no mercado há algum tempo e que tiveram início em tempos em que os meios digitais ainda não eram discutidos, estão sofrendo com o impacto de não se aproveitar das oportunidades que o ambiente online e que as tecnologias oferecem.

Engana-se quem pensa que apenas empresas com mais tempo de fundação é que precisam se atualizar e se adaptar as constantes mudanças, os novos negócios que estão chegando agora também necessitam se adequar a transformação digital se não quiserem ficar para trás.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que independentemente do porte da empresa, as tecnologias sempre podem ajudar e, para isso, nem sempre vão ter valores exorbitantes que não podem ser absorvidos pelas pequenas e médias empresas.

Esclarecido esse ponto, o que temos que entender agora é o que a transformação digital pode mudar na sociedade como um todo.

Quais são os impactos na sociedade?

Você já percebeu como estamos vivendo em uma época completamente imediatista? As pessoas querem tudo para agora e nunca podem esperar por absolutamente nada. Se alguém percebe que uma solicitação não pode ser resolvida imediatamente, a primeira solução é mudar a estratégia para que aquilo seja resolvido com muita urgência.

Esta é uma realidade do momento e não dá para fugir dela. Até porque se o seu cliente faz parte desta parcela da sociedade, você não vai poder desconsiderar entregar o que ele quer imediatamente.

Muitas vezes essa agilidade que nos é cobrada não é possível sem o auxílio de ferramentas que subsidiem esse trabalho, que é o caso das ferramentas de automação, por exemplo. Por isso a transformação digital tem muito no que colaborar com essa fase em que a nossa sociedade está passando. Agilizar os processos para atender a demanda.

Outro ponto impactante na sociedade que a transformação digital tem proporcionado é o número de possibilidades. Hoje tudo é possível mais facilmente. Em poucos cliques é fácil resolver aquele problema que antes poderia se arrastar por dias e dias. Muito mais praticidade para a nossa vida. Sem contar na quantidade de informação que circula diariamente na internet e pode ajudar tantas pessoas. Mais pessoas têm acesso ao que antes era restrito para um pequeno grupo.

Além dos impactos sentidos na sociedade, a transformação digital também pode mexer com a rotina das corporações e vamos falar sobre isso logo abaixo.

Quais são os impactos nas empresas?

Se a ideia é levar a transformação digital ao seu ambiente de trabalho, saiba que esse não vai ser um processo suave e que será sentido pelos diversos setores da empresa.

Mudar sempre pode gerar algum tipo de desconforto e até estranheza, mas com certeza os benefícios de se adaptar ao melhor vão valer a pena no final. Listamos alguns dos impactos que podem ser observados. Acompanhe!

Mudança na cultura da organização

Quando os responsáveis pela empresa decidirem implementar uma transformação completa, vão precisar imediatamente sentar e rever alguns pontos da cultura organizacional que eles pregavam até então. Sabe a visão, missão e valores? Então, provavelmente aconteçam algumas mudanças até nesses pontos.

A transformação digital exige uma readaptação completa da empresa, não basta só adquirir novas tecnologias ou incluir a marca na internet, também vai ser necessário viver as possibilidades digitais como um todo para que os processos sejam aproveitados da melhor forma.

Aceitar a mudança não pode ser um problema para o negócio, afinal de contas o novo só pode acontecer se nos desapegarmos do velho, não é verdade?

Adaptação do trabalho

O que não tem como evitar são as adaptações que o trabalho habitual vai ter que passar. Com o auxilio das tecnologias muitos processos vão ser alterados, algumas funções podem ser extintas, mas muitas outras vão surgir para colocar a transformação digital em funcionamento.

Provavelmente os profissionais que prestam serviço para a marca vão precisar passar por uma requalificação para conseguir lidar com as novas funcionalidade que vão estar disponíveis. A sugestão é sempre ter oficinas, palestras ou cursos na própria empresa que contemple toda a equipe, de forma que essa se sinta mais familiarizada com ferramentas, equipamentos ou softwares que a empresa possa vir a adquirir.

Oportunidades de negócio

Com novos caminhos vêm novas oportunidades de a empresa fazer negócios. O ambiente digital vai oferecer muitas possibilidades do setor comercial concretizar uma venda, além de facilitar ainda mais o processo. Sem contar que o consumidor também tem passado por uma transformação e não podemos deixar esses novos hábitos de lado.

O comportamento de consumo das pessoas vem se alterando, se antes elas só compravam em lojas físicas, hoje as lojas online já representam uma boa parcela dos números. E se o cliente da empresa está na internet, certamente ela também vai querer estar. Além da forma de consumo estar se alterando, a intensidade das compras também sente modificações.

Modificações nos processos de operação

Os processos de operação vão ser modificados com a inserção da transformação digital nas empresas. A utilização das tecnologias tende a agilizar os trabalhos na maioria dos setores. Os processos serão mais sofisticados o que vai garantir maior produtividade de toda a equipe.

A automação do atendimento, por exemplo, por intermédio dos chatbots pode proporcionar para a equipe de relacionamento uma maior eficiência. Com a utilização de máquinas é possível responder aos questionamentos mais comuns e que mais são feitos para determinada marca.

Consumidor como figura principal

Um dos impactos mais percebidos pelos empresários é o novo papel do cliente no processo de compra. A partir de então ele é visto como a figura principal e todas as ações são direcionadas pensando em uma melhor experiência do consumidor. Se antes ele era a última peça do funil de vendas, agora ele está em primeiro plano e o seu comportamento específico é estudado, analisado e norteia muitas ações das empresas.

Finalmente, conseguimos entender como o público é fundamental para o bom funcionamento de um negócio e com essa transformação é necessário lhe dar o seu lugar de direito.

O que fazer para se adaptar à transformação digital?

Como você já pode perceber, se adequar ao novo formato aplicável nas empresas atualmente não é um movimento tão simples de fazer. É necessário agir com muita clareza e planejamento para que o processo seja gradual e não assuste a todos que estão envolvidos na empresa a ponto de acharem que a transformação digital é algo intocável e só realizada por grandes corporações ou empresas de tecnologia. Veja abaixo algumas dicas que podem tornar essa mudança mais natural.

Criar um planejamento estratégico

Assim como qualquer etapa construtiva de uma empresa, planejar estrategicamente sempre é a melhor opção para não cometer erros desnecessários. Quando você planeja antecipadamente as ações, diminui o risco de encontrar situações imprevistas inicialmente. Assim, também funciona com a adaptação dessa nova realidade tecnológica. Para essa construção é preciso:

  • desenvolver um planejamento estratégico com todos os passos que a empresa vai dar em direção ao objetivo;
  • elencar todas as necessidades para inserir a transformação digital completamente;
  • determinar quem vai agir em cada frente;
  • definir as datas, horários e campos de ação de cada profissional;
  • e encontrar as saídas para cada possível problema que possa surgir no meio deste processo.

Investimento em equipamentos e infraestrutura

Provavelmente o local que está instalada a empresa que deseja realizar essa mudança vai ter que passar por modificações. Dependendo do porte de investimento, mais profissionais podem vir a trabalhar nas dependências, o que exigiria uma adaptação de estações de trabalho e até a compra de mais materiais de consumo para subsidiar as atividades de todos.

A tecnologia exige alguns equipamentos, que por vezes, as empresas não necessitariam anteriormente. Isso pode incluir computadores de última geração, servidores mais potentes, máquinas para produção de vídeos e fotos, softwares e hardwares mais sofisticados e equipamentos que sejam necessários para colocar em funcionamento toda uma estratégia digital.

Mudança de cima para baixo

Por ser um projeto que afeta estruturalmente as empresas, é fundamental que a mudança ocorra de cima para baixo, ou seja, comece pelos dirigentes e chegue até os cargos operacionais. Isso porque, o exemplo é primordial para que todos os profissionais entendam a importância de se adequar a nova realidade. Afinal, se os responsáveis pela marca não acreditam nessa transformação, porque a equipe tem que acreditar, não é mesmo?

Quando os responsáveis pela equipe começarem a viver as possibilidades digitais, automaticamente todos os profissionais vão entender que aquilo é realmente importante para o bom funcionamento da empresa e a melhoria dos resultados.

Soluções digitais

As soluções digitais são as facilitadoras do dia a dia da empresa transformada digitalmente. É isso que vai melhorar a performance da equipe, auxiliando a capacidade que cada pessoa possuí. A tecnologia serve para suprir o que o ser humano ainda não é capaz, como a velocidade de produção e automação de procedimentos, por exemplo. Para definirmos o que cada vertente pode possibilitar para um negócio especificamente, veja o que está inserido na transformação digital!

Design de identidade

Para acompanhar as melhorias tecnológicas e para externar essa nova condição, é uma boa prática adaptar toda a identidade visual da marca para o ambiente digital. Assim como os processos internos vão se alterar, o design da identidade também precisa ser modelado para a internet.

Sem contar os novos canais que a empresa também pode aderir, como redes sociais, website, blog, e-mail, atendimento online e loja virtual que vão exigir um design coerente com a proposta da empresa e que fique facilmente identificável, para ser lembrado sempre que necessário e confortável para quem acessa.

Marketing digital

Se a empresa for agir estrategicamente no ambiente online, vai ter que trabalhar com o marketing digital e todas as funcionalidades que ele traz consigo. O inbound marketing, marketing praticado na internet, oferece oportunidades de comunicação, publicidade, propaganda e visibilidade vinculadas taticamente para que o público alvo da empresa seja alcançado quando estiver online na web.

Para realizar um marketing digital com efeitos positivos, não basta somente criar páginas nas mídias sociais ou ter um site com pouca funcionalidade para a corporação dizer que tem. É preciso agir com estratégias muito bem estruturadas e que visem resultados para aí sim vermos melhoria nos números de vendas.

Programação

Alguns tipos de tecnologias exigem uma programação específica para funcionar corretamente. Muitas vezes programações avançadas para o desenvolvimento web, de aplicativos, de estruturas de SEO podem fazer toda a diferença para um negócio. Essa é uma solução tecnológica que, certamente, as marcas que passam pelo processo transformador devem adotar.

A qualidade, o profissionalismo e a experiência nessa função devem ser características vislumbradas pelas marcas para se ter um resultado com bastante efeito.

 

A transformação digital no varejo

Como já citamos nesse post, o comportamento do consumidor atual tem mudado bruscamente nos últimos anos. As compras no varejo que antes eram feitas naquele processo de tomar conhecimento do produto, ir até a loja mais próxima, efetuar a compra e levar o produto pra casa já não faz mais tão parte da nossa realidade. Hoje com a utilização do ambiente online, o cliente exige um pouco mais de empenho das marcas.

As pessoas, muitas vezes, querem resolver o problema de compra rapidamente, sem sair de casa e empregando o menor esforço possível e por isso aquele único modelo de venda conhecido e aplicado já não faz mais tanto sentido. A transformação digital trouxe para as marcas que comercializam varejo três pontos que não podem ser desconsiderados em hipótese alguma: digitalização, omnichannel e inteligência artificial.

Digitalização

A digitalização de produtos e serviços na internet é fundamental para que o público tenha conhecimento do que a empresa oferece sem ao menos sair de sua casa. A utilização do ambiente online só cresce e não dá para as marcas perderem essa oportunidade de negócio. Disponibilizar o conteúdo é crucial para alcançar essa parcela que está tão presente na web.

Sem contar que a digitalização dos processos também facilita a comunicação entre empresa e consumidor e supre a necessidade das pessoas de serem atendidas no momento em que elas querem e como elas querem.

Omnichannel

Essa é uma estratégia do varejo em que o público pode simultaneamente acessar diversos canais de compra e possibilidades de comunicação de uma mesma empresa sem notar a diferença de circular de um local para o outro. É a integração de todas as plataformas de uma marca, seja ela online ou offline, para melhorar cada vez mais a experiência do usuário e atender uma nova demanda.

No omnichannel as empresas permitem que o cliente converse com um atendente por mensagem, faça o pedido pela internet e retire o produto em uma loja física, por exemplo. Tudo isso com muita facilidade e rapidez, para sempre garantir o fechamento de uma venda. As possibilidades do processo podem variar de acordo com a preferência e a cultura de cada consumidor específico.

Inteligência Artificial

Com a Inteligência artificial a tecnologia pode ser utilizada como um assistente dos profissionais de uma equipe. As funcionalidades vão desde as mais simples até as mais complexas, exigindo um nível de programação muito sofisticado.

Entre as possibilidades estão a identificação de padrões de consumo e, a partir disso, a recomendação de aquisição de produtos relacionados aos clientes. A automatização de oferecimento de descontos de acordo com a localização ou comportamento de cada consumidor. O gerenciamento computadorizado de atendimento ao público, realizado por chatbots, que conseguem receber e enviar mensagens padronizadas agilizando ainda mais a comunicação.

A tecnologia permite muitas alterações nos processos, algumas, inclusive, que ainda nem tivemos acesso porque estão sendo desenvolvidas. Porém vale ficar aberto ao novo e ao desconhecido. Por falar em alterações, no próximo tópico vamos abordar as alterações nos procedimentos de pagamentos.

Pagamentos e transações monetárias digitais

Se as transformações acontecem diariamente no meio digital, imagina só com invenções que surgiram há mais de 1000 anos, como é o caso do papel moeda. As notas de dinheiro, como conhecemos, como objetos que representam valores para pagamento, há algum tempo começaram dividir espaço com talões de cheques e cartões magnéticos.

Também tivemos as transações bancárias feitas exclusivamente pelo telefone que representaram uma evolução. Mas com o avanço tecnológico, essas movimentações começaram a ser executadas inteiramente pela internet e continuam a se modificar dia após dia.

É o caso do blockchain. Um livro digital de transações econômicas, incorruptível, utilizado para registrar transações financeiras na internet. Ele é baseado em confiança entre ambas as partes envolvidas no processo porque torna possível a transferência rápida de valores, sem precisar utilizar terceiros para comprovar a transparência das movimentações.

Uma expectativa muito grande que vem surgindo no mercado é que as compras e vendas possam ser realizadas utilizando a tecnologia blockchain que promete revolucionar o sistema financeiro tradicional. Menos taxas, menos burocracia e mais modernidade. Tudo isso para garantir que o mercado consumidor se mantenha aquecido. Quem sabe esse não é o futuro do setor financeiro da sua empresa, não é mesmo?

Como implementar a transformação digital nas empresas?

Após conhecer detalhadamente essa realidade da transformação digital das empresas, fica a dúvida de como implementar toda essa grande estrutura de maneira correta e gerando os melhores resultados possíveis para uma empresa. Se você acha que há muita coisa a ser feita e isso lhe causa um pouco de medo, fique tranquilo que pode ser mais fácil do que você imagina e mais rápido do que você planeja.

Transformação gradativa

O primeiro ponto é ter em mente que a transformação digital deve acontecer de forma gradativa. É um erro querer que tudo se altere do dia para a noite. Quando executamos algo rápido, acabamos deixando passar detalhes fundamentais e que devem ser tratados com muito carinho. Esse é o caso dessa experiência nova que algumas empresas estão dispostas a passar.

Organize reuniões com todos os responsáveis pela marca para saber se todo mundo está de acordo em alterar a atual cultura da empresa. É fundamental que todos acreditem na transformação digital e consigam ver o valor necessário para vivê-la diariamente. Se for necessário, exemplifique citando corporações que passaram por esse processo e que tiveram bons resultados. Ótimos exemplos são as empresas bancárias que precisaram alterar muito a sua cultura por uma questão de sobrevivência, inclusive.

Utilizar uma equipe especializada

Por se tratar de algo complexo é aconselhável a contratação de uma equipe especializada em processos digitais que possa contribuir com os passos da transformação da empresa. Essa equipe pode ajudar no processo de design, estratégico, de desenvolvimento, de produção, de criação tecnológica e de todas as mudanças que a marca não está adaptada. Realizando um trabalho profissional a chance de sucesso é ainda maior.

Estar inserido no mundo online e utilizar ferramentas tecnológicas não são mais opções só de empresas bem estruturadas e de grande porte. É uma necessidade de todos os negócios que querem acompanhar os avanços da sociedade e não ficar para trás na corrida pela geração de novos negócios. Quem ainda não começou a migrar não precisa se desesperar, mas não há mais tempo a perder. É preciso dar início enquanto muitas marcas ainda não identificaram essa necessidade e estão ainda paradas no mesmo lugar. Aproveite a sua oportunidade.

Agora que você sabe a realidade e a necessidade de aderir à transformação digital em empresas, que querem se adequar ao mercado e as exigências do cliente, entre em contato com a gente para conversarmos sobre todas as possibilidades existentes para a sua empresa ter melhores resultados em tempos tão competitivos.

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