Blog - 24 outubro 2018

Qualidade e agilidade: gerencie os canais de relacionamento com o cliente

Uma empresa que não prioriza o bom relacionamento com o cliente está fadada a perder cada vez mais espaço no mercado. Com a concorrência acirrada em diversos segmentos, o público tende a escolher quem o atende melhor.

Felizmente, existem vários mecanismos que podem ser implementados em uma estratégia para aprimorar o relacionamento com o cliente. O ponto principal envolve ter essa tendência como prioridade da atuação da companhia.

Veja, a seguir, alguns elementos fundamentais para o gerenciamento dos canais de relacionamento com o cliente da sua empresa.

Conheça o público

A melhor forma de aprimorar o relacionamento com o cliente é compreender suas características e suas necessidades. Assim, é possível adaptar o discurso e oferecer as melhores soluções para o que ele precisa.

Não se baseie em suposições. Vale a pena fazer uma enquete com uma parcela da audiência para aprender mais sobre o que ela pensa e procura para que a marca possa estruturar sua estratégia a partir disso.

Aprimore a experiência do consumidor

Quem trata o público de maneira impessoal e robótica dificilmente consegue fidelizá-lo. Uma das principais iniciativas de relacionamento com o cliente a ser implementada é a concentração total em melhorar a experiência do consumidor.

Aproveite o conhecimento adquirido ao pesquisar as necessidades do cliente e comece a oferecer soluções concretas e objetivas. Faça que ele se sinta à vontade ao lidar com a companhia, sem encontrar barreiras no caminho que deseja trilhar.

Tenha processos padronizados

A equipe de atendimento ao cliente precisa ser capaz de solucionar necessidades com rapidez e eficiência. A melhor forma de garantir isso é manter um conjunto de processos padronizados com foco nas múltiplas situações que podem ocorrer.

Dessa forma, os profissionais podem ajudar os clientes de maneira muito mais eficaz, em vez de precisar de auxílio constante de outros setores. Isso é decisivo para aumentar a satisfação do público com a organização.

Use ferramentas inteligentes

Nem todo o relacionamento com o cliente precisa ser feito manualmente. É possível ter a ajuda da tecnologia para otimizar os processos. Isso permite atender mais gente em menos tempo e com mais qualidade.

É o caso, por exemplo, do Zendesk. Ele é capaz de condensar todos os canais de atendimento em uma única interface, enquanto permite que os atendentes interajam com o público de forma rápida e eficaz. 

Aprenda com as tendências

Atuar com foco em relacionamento com o cliente exige aprimoramento constante da empresa. Faça isso por meio de monitoramento de contatos e menções à marca e aos produtos nos canais de comunicação da companhia.

A partir daí, tente detectar padrões e prever tendências. Há muitas reclamações sobre um produto? Sugestões e pedidos referentes a certo serviço? Seja o que for, procure entender o que o público diz e considere fazer as adaptações necessárias.

O relacionamento com o cliente é fundamental para o desenvolvimento da empresa, mas não é tudo. Para permanecer em um caminho de sucesso, é preciso ter uma estratégia de monitoramento de indicadores de desempenho e entender o quanto tem se aproximado das metas.

Vamos falar mais sobre melhorias para a sua empresa? Veja aqui no blog como a otimização de processos pode afetar positivamente o trabalho na organização.

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