Blog - 23 julho 2018

Produção de conteúdo: por que fazer, como fazer e por onde começar?

Você provavelmente já ouviu a frase “conteúdo é rei”, e ele realmente é, mas, para que possa trazer benefícios à sua estratégia, é necessária uma abordagem adequada. Para isso, o jeito é implementar uma boa produção de conteúdo em sua empresa.

Isso consiste em contar com os meios e processos adequados para garantir um fluxo produtivo de entregas de conteúdo. Esse material deverá ser criado com base nas expectativas do público e nos objetivos definidos para a campanha.

A sua marca tem muito a ganhar com a produção de conteúdo, agregando mais autoridade e visibilidade, atraindo o perfil certo de público e fortalecendo a própria imagem em seu mercado. Então, para saber como fazer e entender por onde começar, continue com a leitura deste post!

Por que a produção de conteúdo é importante?

Pense em toda a sobrecarga de informações que existe na internet hoje em dia. Não é mais possível impactar as pessoas com as mesmas mensagens publicitárias de sempre. Por isso, é necessário agregar valor ao tempo delas, pois, caso contrário, as suas publicações dificilmente serão consideradas.

A produção de conteúdo é necessária porque oferece meios eficazes de atingir o seu público com um material que ele vai querer consumir. Se você se propõe a ajudar o leitor a resolver algum problema, certamente ele passará a enxergar a sua marca como uma parceira.

Confira a seguir alguns cases de sucesso que comprovam como a produção de conteúdo pode ser vantajosa para diversos tipos de negócios.

McDonald’s

A famosa rede de restaurantes fast-food criou um site onde seus clientes poderiam enviar perguntas. O compromisso do McDonald’s era de responder — literalmente — todas as questões enviadas. Foi algo essencial para aproximar a marca do público e, claro, agregar mais informação ao cotidiano dele.

Blog da Lu

A Magazine Luiza apostou na produção de conteúdo para fortalecer a sua posição na internet. No Blog da Lu, é possível encontrar uma riqueza de informações sobre diversos assuntos relacionados aos produtos vendidos, que vai desde celulares até os games. Esse material é essencial para o consumidor tomar decisões com segurança, melhorando sua experiência.

Red Bull

A marca de energéticos leva a sério a própria missão de focar em atividades eletrizantes. O conteúdo produzido por ela foca em esportes radicais, maratonas, exploração de locais remotos e mais. Isso faz com que a empresa seja sempre associada a essas ideias, em vez de apenas ser vista como uma bebida.

Como fazer a produção de conteúdo da sua empresa?

Considerando a importância da produção de conteúdo para o sucesso de uma marca, fica nítido como é valioso adotar uma estratégia de qualidade nessa área. Somente assim você conseguirá contar com os resultados que está esperando — e não se preocupe: não é nada complexo, apenas exige um bom planejamento da sua parte.

Sendo assim, confira os principais passos que você deve seguir para realizar a produção de conteúdo de sucesso no blog da sua empresa.

1. Defina seus objetivos

Antes de começar qualquer implementação na estratégia da sua marca, você precisa definir quais são seus objetivos e metas. De preferência, indique quais números serão responsáveis por apontar se as suas ações foram bem-sucedidas.

Suponhamos que você queira aumentar as vendas de determinado produto com a produção de conteúdo. Logicamente, esse será o número usado como meta em sua campanha, mas, para atestar o seu sucesso, você deverá mensurar o impacto que a sua estratégia causou nesse indicador.

2. Pesquise sobre seu público-alvo

Como o intuito da produção de conteúdo é atender aos interesses do público, você precisa saber bastante a respeito das necessidades e motivações dele. Isso envolve entender de quais maneiras o seu material agregará valor à vida do leitor e conseguirá se destacar em meio à concorrência.

É um grande erro começar a produzir sem ter ideia de qual público está sendo impactado. Ao compreender do que seu leitor precisa, basta focar a sua produção de conteúdo exatamente nisso. Afinal, o intuito deve sempre ser o de ajudá-lo a resolver seus problemas.

3. Crie um calendário editorial

Um dos erros mais graves de produção de conteúdo está em não definir frequências e canais a serem utilizados. Para determinar essas e outras questões importantes, você precisa de um calendário editorial. É uma ótima forma de organizar as suas demandas e garantir uma entrega mais eficaz.

Não se prenda a uma estrutura muito rígida, pois o ponto mais importante de um calendário editorial é ajudar você a planejar quantas entregas de produção de conteúdo serão feitas, a frequência e em quais canais — com o tempo, você pode aprimorá-lo.

4. Distribua seu conteúdo

Não basta apenas publicar seu conteúdo, você também precisa garantir que esse material seja bem distribuído. Para começar, eleja os canais digitais que receberão chamadas, como redes sociais ou e-mail marketing.

Além disso, certifique-se de que as suas publicações estejam devidamente otimizadas pelas técnicas de SEO. Isso garantirá que o Google atue como mais um dos canais distribuidores do seu conteúdo.

5. Analise seus resultados

Todo o seu esforço de produção de conteúdo feito até aqui não trará bons retornos para a sua empresa se você não atuar de forma estratégica. Isso envolve acompanhar os seus resultados de perto para aprender cada vez mais sobre como o seu público está respondendo ao seu material.

Por exemplo, você pode notar que sua audiência reagiu muito melhor a determinado tipo de conteúdo. Então, vale a pena intensificá-lo no futuro para alavancar ainda mais os seus retornos. Sem o devido acompanhamento, é como trabalhar no escuro.

Quais são os próximos passos?

Agora que você já sabe qual é o valor de uma estratégia de produção de conteúdo para a sua empresa e entende tudo o que precisa ser feito para acertar, está na hora de colocar suas ideias em prática.

Além disso, nunca deixe de acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo. Não se trata de copiar as ações deles, mas, sim, de se preparar em relação às investidas estratégicas deles e captar referências valiosas que podem ajudar nos seus resultados de produção de conteúdo.

Não quer sofrer com erros que podem comprometer a imagem da sua marca com a produção de conteúdo? O melhor caminho consiste em contratar uma agência de marketing digital. Assim, você contará com um time completo para planejar e executar a sua estratégia na medida certa.

Conte com a nossa ajuda para conduzir esse trabalho. Basta entrar em contato conosco por meio do site.

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