Blog - 18 maio 2018

Por que você não pode mais ignorar a automação de marketing?

Os sistemas de automação de marketing foram criados para que o conteúdo de propaganda seja baseado em fatos, não apenas em suposições. Eles indicam o que impressiona os destinatários. Informações de tráfego em um site, cliques, números de seguidores e colocação no ranking de páginas do Google, são apenas números quando não se tem um foco estratégico.

A automação de marketing não é mais um luxo que apenas as maiores corporações podem ter. Agora, é uma ferramenta disponível para pequenas e médias empresas, que podem adaptar essa estratégia às suas necessidades e recursos financeiros. Confira neste artigo os principais benefícios da automação de marketing para os negócios. Boa leitura!

Diminuição de esforços

O HubSpot é um exemplo de sistemas de classe de automação de marketing mais populares do mundo. De acordo com as tendências atuais, a questão da automação de marketing é implementada de forma abrangente — a solução não se limita a gerenciar campanhas de mala direta, mas também permite a realização de atividades promocionais por meio de outros canais.

Com a automação de marketing, o processamento é feito de modo centralizado. A equipe foca na análise de desempenho, no gerenciamento das métricas de avaliação e nas metas. Enquanto isso, a ferramenta de marketing faz todo o esforço de processamento em tarefas repetitivas, como envio de e-mails, mídias sociais, ações na página da web, entre outros.

Os ganhos podem ser elevados, tanto em tempo otimizado como em retorno de leads. Um dos melhores benefícios da automação de marketing é que ele pode auxiliar a alcançar os clientes no ponto certo no funil de vendas — quando eles expressam interesse em seus informativos ou então navegam em sua plataforma web por um período maior.

Isso significa que a lista de leads com a qual você está trabalhando é melhor direcionada e potencialmente útil para vendas. Isso garante um alcance a quem realmente está dentro do perfil de público-alvo dos seus produtos e serviços.

Resultados progressivos

Com aumento de alcance mediante a automação de marketing, é possível obter o máximo de leads em potencial. Para isso, uma estratégia importante é a pré-venda, que consiste em preparar os leads para fechar negócio. Isso se dá pelo foco na prospecção de potenciais clientes, tendo um primeiro contato com eles e preparando o ambiente para a abordagem comercial.

Isso beneficia também a rotina de gerenciamento do setor de marketing, já que as equipes terão o foco voltado para a administração e visão expansiva de vendas no setor. Se por algum motivo um grupo de leads não estiver pronto para investir em uma proposta, a equipe pode inserir mais informações para fomentar e reforçar as motivações.

Com isso, há um ganho progressivo com foco bem definido nas fases de preparo e abordagem dos leads, obtendo maiores resultados com menor esforço. Quanto mais conteúdos e entregas satisfatórias, maior a demanda e os resultados, proporcionando ganho de escala. Desse modo, a automação de marketing permite que a organização entenda quanto, onde e como conseguirá progredir.

Aumento considerável de ROI

Ao investir esforços no relacionamento, atração e gestão inteligente de clientes por meio da automação de marketing, o retorno sobre investimento (ROI) aumenta. Afinal, os riscos de investir em leads que não estão interessados no seu produto ou serviço é reduzido drasticamente.

Por exemplo, existe o processo de classificação de leads por pontuação, que possibilita identificar e avaliar a qualificação deles antes de transmiti-los à equipe de vendas.

As ferramentas de automação de marketing distribuem pontos para cada lead com base nas especificidades de cada contato, a partir das ações que eles realizaram durante a navegação em alguma de suas plataformas. Seja clicando em um banner promocional, respondendo um e-mail de marketing ou comentando em seu perfil de uma rede social.

Ao utilizar um sistema de pontuação de leads, você garante que sua equipe de vendas receba apenas aqueles dentro de uma qualificação elevada. Dessa forma, as conversões se elevarão e, como resultado, eles serão extremamente satisfeitos.

Melhor entendimento sobre os clientes

Nutrir a curiosidade, ampliar o desejo e obter o feedback das expectativas no atendimento às suas necessidades, são fundamentais para obter a compreensão de como o cliente se comporta. As estratégias de marketing automatizado aumentam de forma significativa a fidelidade do cliente e retenção de novos.

Com automação de marketing, essa proximidade é possível com soluções de e-mail para clientes aniversariantes, conteúdo complementar ao serviço já contratado, vendas adicionais, promoções personalizadas, entre outros. Dessa forma, o modo de relacionamento mais próximo permite que você tenha detalhes das demandas dos clientes, pois você já tem a confiança deles.

Logo, não se pode perder o foco na contínua nutrição dos leads já fidelizados. Existe uma certa tendência em, ao buscar novos leads, esquecer os antigos. A automação de marketing foca tanto na manutenção do interesse dos clientes antigos e a busca de novos consumidores.

Maior competitividade

A automação de marketing permite uma maior competitividade, por meio de abordagens mais assertivas. Isso possibilita que novos leads interajam com sua marca de diversas maneiras, de modo que essa conveniência aumente a visibilidade e atratividade.

Por exemplo, se um visitante assina sua newsletter para receber boletins com informações e promoções, a automação vai permitir que uma mensagem de boas-vindas seja enviada imediatamente — trazendo uma interação e chamando a atenção nesse primeiro contato.

Também é possível o envio de cupons de desconto para primeira compra, promoções para compartilhamento de conteúdo, pesquisa de preferências, etc. São diversos os modos de aumentar o potencial de alcance. Não importa o tamanho do concorrente, a assertividade na dinâmica de propagação da automação de marketing é formidável.

Com isso, a automação de marketing é indicada para qualquer organização ou gerenciador de divulgação que queira alavancar sua marca e aliviar gargalos operacionais. Suas possibilidades listadas ao longo deste artigo revelam seu potencial inovador. Escolha uma ferramenta que atenda as suas necessidades e reestruture a visão do seu time de vendas!

Agora que você sabe o porquê de não ignorar mais a automação de marketing e suas aplicações, conheça mais sobre nós acessando o nosso perfil de serviços no mercado em nossa página!

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