Blog - 18 junho 2018

Por que a identidade visual é importante também no ambiente online?

Com a ascensão da internet, muitas empresas tem migrado toda a sua estratégia de marketing, ou pelo menos parte dela, para o ambiente digital. Esse novo jeito de fazer publicidade permite que as marcas se aproximem cada vez mais do seu público-alvo e tenham um relacionamento totalmente personalizado com as pessoas. O que não podemos esquecer é que, mesmo acontecendo uma comunicação mais pessoal, a identidade visual de uma marca nunca deve ser deixada de lado.

Mesmo quando um responsável pelo setor de marketing assume a frente do trabalho e conversa com o cliente utilizando o seu próprio nome, ele, ainda assim, está falando pela empresa e isso deve ficar totalmente claro.

A identidade visual pode ser uma ótima maneira de demonstrar de forma natural essa preocupação. O profissional pode utilizar o design pré-determinado pela empresa para gerar os conteúdos que chegam até o público, seja por redes sociais, e-mails, respostas no serviço de atendimento ao consumidor, site ou qualquer ação em outra plataforma. O importante é que, por meio de alguns detalhes, qualquer pessoa consiga reconhecer imediatamente uma empresa.

Quer entender mais sobre identidade visual? Continue a leitura e confira!

O que uma boa identidade visual deve conter?

Não importa se é no mundo online ou offline, para a identidade visual de uma empresa ser forte e consistente é preciso ter algumas características muito bem definidas. 

Logotipo

O logotipo é um símbolo visual que as marcas devem utilizar para serem identificadas pelos clientes só por uma pequena imagem. Ele deve ser simples, claro e condizente com as diretrizes da empresa. Sua formação pode conter imagens, grafismos, tipografias, cores e outros elementos dispostos de forma sistematizada para gerar harmonia na composição.

Paleta de cores

O desenvolvimento de uma paleta de cores específica para uma marca é fundamental para passar corretamente o posicionamento desejado. Deve ser definido quais serão as cores principais para se utilizar em toda a comunicação e, também, algumas cores secundárias para as diferentes aplicações possíveis.

As combinações devem ser coerentes com a imagem que a marca quer passar aos consumidores. Uma boa prática é realizar o estudo psicológico das cores para utilizá-las sempre da melhor forma. 

Tom de voz da marca

Não é só o visual propriamente dito que deve ser pensado pelos responsáveis da empresa. O tom de voz, a forma e o jeito de se comunicar também dizem muito sobre um negócio. É preciso entender o público com quem se vai trabalhar para identificar qual é o melhor emprego das palavras. 

Uma marca pode dizer “olá, bom dia” ou “e aí, beleza”, e acredite, isso pode interferir muito em um planejamento estratégico de marketing. Definir o tom de voz corretamente é a melhor saída para não errar na comunicação como um todo.

Comunicação padronizada

O manual de identidade visual de uma empresa também deve servir para padronizar a comunicação multicanal. Sabemos que, hoje em dia, a utilização de várias plataformas e canais em ações de marketing é essencial para o sucesso dos resultados. Porém, se comunicar distintamente nos diversos meios é prejudicial para a imagem e identificação de uma marca.

A adaptação às boas práticas de cada veículo é importante, mas mudar o posicionamento da marca, o tom de voz ou as aplicações visuais pode confundir o seu público alvo. Portanto, todos os responsáveis pela comunicação devem estar alinhados à identidade visual e ao manual de comunicação do negócio.

Por que investir em identidade visual no marketing digital?

Sabemos que uma identidade visual coerente, sólida e atrativa é um dos componentes essenciais para o branding de sucesso de uma marca. Para o ambiente online, se aplica a mesma regra. Inclusive porque, na internet, uma empresa pode alcançar ainda mais pessoas do que nos veículos tradicionais, se realizar o marketing digital bem feito.

Mas por que é tão importante ter cuidados com o visual de um negócio no mundo digital? Confira, a seguir, 3 motivos para investir no design de uma empresa:

Garantir destaque

Para ser a opção número um de qualquer cliente, uma marca precisa estar em um local de destaque. No ambiente online essa disputa é muito acirrada, pois todas as empresas possuem espaço e lutam para chegar ao consumidor da melhor forma.

O que é possível fazer para garantir maior destaque é cuidar com muito carinho da identidade visual. Se bem produzida e bem aplicada, ela pode colocar marcas em evidência, por isso a ideia é apostar em visuais diferenciados dos concorrentes e que podem ser facilmente associados aquele determinado negócio e mercado.

Demonstrar profissionalismo

Quando uma empresa dedica tempo e esforço para realizar um trabalho profissional, chama a atenção do cliente com o resultado que consegue e, principalmente, com a aparência de organização comprometida e séria que vai passar. Qualquer pessoa pode perceber se uma marca está preocupada com o consumidor ou só quer vender o seu produto e serviço.

Com uma identidade visual aplicada também no ambiente online, a probabilidade de conseguir passar essa característica de profissionalismo só aumenta. E como bem sabemos, não adianta cuidar de um setor e descuidar do outro, portanto, empregar o esforço necessário no digital é fundamental para colher bons resultados.

Valorizar a marca

O ambiente online pode gerar uma visibilidade muito grande. A internet não tem limite de espaço e muito menos barreiras de localização. Por isso é tão importante que quando uma marca chega ao conhecimento de qualquer pessoa, ela se apresente da melhorar forma possível. Isso gera valor para as marcas e mostra ao cliente do que aquela empresa é capaz com aquele trabalho visual apresentado inicialmente.

Um exemplo que vale citar, relacionado à valorização de marca com identidade visual, é da empresa Google. Mesmo já estando muito bem estabelecida em seu mercado, não descuida em nenhum momento do visual de seus produtos e, certamente, você, por meio de características simples, consegue identificar quando um produto é um dos mais buscados e conhecidos do mundo, não é mesmo?

Como criar uma identidade visual de qualidade?

Mas, afinal, como criar uma identidade visual que vai garantir melhores resultados para uma marca no ambiente online? A melhor escolha é encontrar uma equipe especializada neste tipo de desenvolvimento, que já tenha uma experiência em produzir identidades específicas para cada tipo de negócio. Levando em consideração o mercado, as diretrizes da empresa e as necessidades dos clientes.

Assim, é possível construir uma identidade visual com qualidade e profissionalismo, para que o público-alvo perceba o cuidado que aquela empresa tem com cada detalhe.

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