Blog - 29 junho 2018

Planejamento de carreira e sucesso profissional: encontre o equilíbrio

Ser reconhecido profissionalmente é o objetivo da maioria das pessoas. O que muitos esquecem é que planejamento de carreira e sucesso profissional estão intimamente relacionados.

Uma boa formação acadêmica, associada à aquisição de habilidades diversas — como falar outro idioma, ser especialista nas maiores tendências da área de atuação escolhida, etc — não são suficientes para garantir o tão almejado sucesso profissional. É importante ter planejamento!

Por esse motivo, preparamos este post para ensinar você a fazer um bom planejamento de carreira, que o auxilie na busca do sucesso profissional, sem deixar de levar em consideração o equilíbrio entre trabalho, família e lazer. Veja abaixo algumas dicas para começar a planejar a sua carreira hoje mesmo!

Como fazer um planejamento de carreira?

Abaixo seguem algumas dicas para que você faça um bom planejamento de carreira e tenha sucesso na sua vida profissional:

Determine um objetivo

Tudo na vida precisa de um objetivo. Especialmente o planejamento de uma carreira, que você decide quando jovem e que perdura durante toda a sua vida. Determine um objetivo em que você delimita exatamente onde quer chegar, lembrando que isso deve ser feito com os pés no chão para que ele seja realmente alcançável.

Além disso, também será necessário estabelecer como você vai chegar até esse alvo. Portanto, defina bem todos os possíveis caminhos que você irá percorrer para chegar até ele.

Para não ofuscá-lo durante a sua jornada de trabalho, também especifique objetivos de curto e médio prazos, assim você sempre vai conseguir dosar se os seus esforços estão sendo suficientes para o alcance do objetivo principal da sua carreira.

Se você constatar que não está conseguindo realizar os objetivos menores, ainda terá tempo para alternar o curso das coisas para chegar até o seu objetivo central.

Invista sempre em você

O seu sucesso profissional depende primeiramente dos seus esforços. Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso mostrar diferenciais. Então, estude muito e invista sempre em você! 

Não pare os estudos assim que alcançar um diploma ou uma certificação. Esteja sempre se atualizando, pois as mudanças tecnológicas e no mercado de trabalho acontecem quase que diariamente.

Não tenha medo de investir aquele valor um pouco mais alto em um curso que você acredita que vai te colocar à frente de muitos colegas de trabalho. Invista o seu tempo em leituras, palestras, cursos e sempre faça um bom networking. Você é a sua melhor chance de se destacar na sua profissão e o investimento feito em você só vai resultar em aspectos positivos para o seu currículo.

Tenha uma rede de contatos

Além de investir em você, também sabemos que ninguém consegue todas as coisas no mundo sozinho. Portanto, é fundamental que você tenha uma rede de contatos que te auxilie durante toda a sua carreira profissional.

Esteja aberto para ouvir o que os colegas de trabalho têm para contribuir na sua vida. Muitas vezes um contato bem estabelecido pode te abrir muitas portas e te oferecer muitas oportunidades e, mesmo que não te proporcione algo concreto, certamente vai agregar conhecimento ao seu background.

Lembre-se que essa rede de contatos provavelmente vai se alterar ao longo dos anos e isso é muito bom que aconteça, pois você nem sempre vai estar no mesmo lugar e vai precisar estar cercado de pessoas que vivam a mesma realidade que você.

Se você mudar de setor, não é necessário cortar relações com os antigos colegas de trabalho. Essa mudança vai permitir que você conheça novas pessoas e aumente sua rede de contatos.

Seja proativo 

Se você quer algo, vá buscá-lo. Não espere que as boas oportunidades batam à sua porta e nem espere que o seu objetivo vá ser alcançado se você não subir um degrau após o outro.

A proatividade, que tem como significado agir antecipadamente evitando ou resolvendo problemas futuros, deve ser a sua aliada durante toda a sua jornada. Não se esqueça que profissionais que não deixam o problema acontecer têm muito mais valor dentro das empresas do que aqueles que vivem apagando incêndio.

A sua zona de conforto sempre vai pedir para que você faça apenas o suficiente para a corporação onde você trabalha, mas o seu sucesso profissional vai exigir que você sempre dê muito mais do que esperam de você. Esse pode ser um grande diferencial que vai te destacar das pessoas que querem permanecer no comodismo.

Seja inovador e criativo

Não basta só estar um passo a frente de outros profissionais se você continuar executando o que eles também são capazes de fazer. Inovação e criatividade encantam em qualquer área da vida. Na carreira profissional, então, podem cativar definitivamente aquele líder tão difícil de conquistar.

Não é sempre que você vai ter a melhor ideia, não é sempre que você vai conseguir pensar em algo completamente diferente do que já foi pensado até então, mas sempre busque isso, tente ser o ponto fora da curva.

Para agir de forma criativa e inovadora, esteja sempre atento às novidades do mercado, leia bastante sobre o que acontece em outros países e conheça o que as outras empresas fazem no setor que você trabalha. Certamente ideias vão surgir durante essa busca por conhecimento.

Quais carreiras permitem uma vida pessoal mais tranquila?

Mesmo com o devido planejamento e organização da sua carreira profissional, a rotina no trabalho vai depender muito das suas particularidades e de como você encara a sua vida. Entretanto, de acordo com a pesquisa realizada pelo site Glassdoor, as profissões que mais oferecem qualidade de vida atualmente são:

  • cientista de dados;
  • gerente de SEO (Search Engine Optimization);
  • especialista em aquisição de talentos;
  • gerente de mídias sociais;
  • professor substituto;
  • coordenador de recrutamento;
  • designer de UX (User Experience);
  • gerente de marketing digital;
  • assistente de marketing;
  • desenvolvedor web.

Como se percebe, o sucesso profissional depende de uma série de fatores que vão além de uma boa formação acadêmica. Portanto, faça constantemente uma autoavaliação para saber se os rumos que você está tomando na sua carreira estão de acordo com o seu objetivo profissional. 

Se você quer continuar recebendo dicas e conteúdos que podem te ajudar no planejamento de carreira e sucesso profissional, assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Como ter inteligência competitiva em negócios ligados à inovação?

A inteligência competitiva é uma ferramenta essencial em qualquer empresa que deseje inovar. Afinal, implantá-la pode fazer com que...

Envio de e-mails marketing: por que o Inbound não funciona sem isso?

Você acredita que o e-mail morreu? Está enganado: ele é um dos canais de marketing mais eficazes da atualidade....

5 métricas de marketing que todos os negócios devem acompanhar

Curtidas e compartilhamentos não contribuem para as vendas da empresa. Para que a estratégia tenha sucesso, é essencial acompanhar...