Blog - 18 julho 2018

Otimização de sites: corrija falhas e melhore a experiência do usuário

Para estar na internet e atrair mais clientes por meio de estratégias de marketing digital, empresas criam suas páginas online — e isso você já deve saber. O que pode te surpreender é que a otimização de sites é tão importante quanto seu desenvolvimento, seja para obter melhor ranqueamento no Google, aumentar as taxas de conversão e proporcionar uma melhor experiência aos usuários.

Além de um layout bonito, suas páginas devem ter um bom conteúdo, código limpo e estarem de acordo com o perfil do público-alvo da sua empresa. Neste artigo, você pode encontrar dicas de mudanças que, talvez, sejam necessárias no seu próprio site. Confira!

Falta de foco no conteúdo

O layout e elementos de design costumam estar no centro das atenções quando o assunto é desenvolvimento de websites, mas para uma boa estratégia de marketing digital, você precisa pensar muito além da estética.

Embora ela seja muito importante para cativar o seu cliente e dar mais credibilidade e seriedade à marca, o foco do projeto não deve estar nesse aspecto.

O conteúdo é o que, de fato, deve atrair visitantes para o seu site e mantê-lo mais tempo em suas páginas. Não adianta ter o layout mais bonito se não há informações relevantes para a persona, ou seja, seu cliente ideal.

Portanto, ao investir no desenvolvimento de seu site, lembre-se de destacar o conteúdo, que deve ser de leitura simples e clara, pois é o que mais importa.

Dica: utilize uma hierarquia de informações. Aquela frase mais importante deve ter um peso maior, enquanto que as demais, ficam em segundo plano. Para conseguir fazer isso, utilize fontes com tamanhos, posicionamento, estilo ou cores diferentes.

Excesso de pop-ups e/ou anúncios

Ainda que você não utilize anúncios em seu site, a inserção de muitos banners e pop-ups dá essa impressão, o que pode deixar o usuário confuso ou até mesmo irritado. Se você fizer uso desses elementos, é melhor publicar em áreas que não atrapalhem a leitura do conteúdo ou que, de certa forma, mescle-se com ele.

Isso ajudará a não prejudicar a experiência do usuário, o que deve reduzir a taxa de rejeição e, consequentemente, ajudar em termos de SEO.

Falta de responsividade

Grande parte dos usuários de internet hoje acessam à rede por meio de um dispositivo móvel, como um tablet ou smartphone. Por isso, o seu site deve ter um layout responsivo, que se adapte à tela do aparelho escolhido pelo seu consumidor.

Além de facilitar a navegação, você poderá perceber algum crescimento nas visitas orgânicas ao seu site, pois o Google dá preferência a sites responsivos, especialmente para buscas locais.

Falta de boa usabilidade

Seu site deve ter navegabilidade fácil e intuitiva. Isso ajudará a manter os usuários engajando com a sua marca na internet. Seu layout deve ter menus simples e categorias importantes bem otimizadas para evitar confusão por parte do consumidor e apresentar melhores taxas de conversão.

Dica: a velocidade também é um elemento importante, não só para a experiência do usuário, como em termos de SEO. Para avaliar a situação do seu site, acesse o PageSpeed Insights do Google e realize um teste gratuito.

Falta de atenção ao usuário

Bom, em primeiro lugar, você deve criar as personas do seu negócio para saber como o conteúdo será escrito e quais elementos utilizar, como cores, formatos e tipografia.

Então, crie o site de acordo com esse perfil e procure saber como é a experiência desses usuários. Peça feedbacks. Se houver reclamações, corrija essas imperfeições.

Você pode aplicar questionários de satisfação e alguns testes de usabilidade, como os A/B, que ajudam a identificar se a interface é suficientemente simples de utilizar e seus elementos mais importantes têm o destaque que você acredita ser necessário para aumentar suas conversões no site.

O processo pode ser bastante demorado, o que exige muita concentração, experimentação, alterações e dedicação — mas sempre garante bons resultados e otimiza suas conversões.

Atenção: a escolha de elementos como ícones, palavras e animações dependem muito do seu público. Suas características, como idade e grau de conhecimento de informática poderá alterar muito a percepção de como o seu site funciona.

Código otimizado

Você notou que os aspectos anteriores têm relação com o layout e o design do site? Essa não deve ser, porém, a sua única preocupação pois, como dissemos anteriormente, o conteúdo é de muita relevância para o sucesso de suas estratégias na internet.

Esse aspecto vai além do que você lê nas páginas do website. Por trás de cada frase e seção (área que, no Webdesign, chamamos de back-end), há códigos que são essenciais para a otimização de sites. De modo ideal, eles devem ser limpos, ou seja, escritos com clareza para que os buscadores entendam e ranqueiem melhor suas páginas.

Então, seu site deve ter um código que faça uso correto da semântica, com códigos HTML e CSS bem escritos, com suas diversas marcações, incluindo as meta tags, que são essenciais para SEO, pois passam informações acerca das suas páginas para o Google e seus usuários.

Esse é um conceito mais avançado e, a menos que você seja um desenvolvedor, provavelmente precisará de um profissional para lhe ajudar. Apenas compreenda que uma estruturação e formatação adequada, de acordo com os padrões de boas práticas da internet, evita erros e facilita o trabalho de desenvolvedores em edições futuras além, é claro, de melhor o posicionamento do site e a sua velocidade.

Então, compreendeu como a otimização de sites, em seus diversos aspectos, é essencial para atrair, converter e cativar a sua persona? Lembre-se de que sua experiência é essencial para o processo de venda e fidelização de clientes e importantíssima para a construção de uma marca de credibilidade no mercado.

Você quer saber como a GetSource pode otimizar o seu site e gerar melhores resultados para as suas estratégias online? Então entra em contato com a gente: basta enviar um e-mail para hello@getsource.com.br, ligar para (11) 3522-3733, enviar uma mensagem no WhatsApp em (11) 97394-1474 ou por meio de nosso formulário online.

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