Blog - 15 março 2018

Os conceitos básicos de Back-end & Front-end

A fim de dar-lhe uma compreensão do processo de Desenvolvimento Web, neste artigo vamos discutir os conceitos básicos do Desenvolvimento Back-end e Front-end. Ambos desempenham um papel importante no processo de Desenvolvimento eb e pertencem às atividades diárias da GetSource.

Desenvolvimento Front-end

O Desenvolvimento Front-end é o que os visitantes das páginas web e aplicativos efetivamente veem. Uma fácil definição para Desenvolvimento Front-end é basicamente tudo que fica como ponto de contato com o visitante, o que chamamos de “client-side”. Um Desenvolvedor Front-end é responsável por produzir documentos HTML, CSS e JavaScript para páginas e aplicativos. Isso permite que o desenvolvedor entregue formas do usuário interagir com a aplicação, como clicar em um botão, visualizar imagens e ler textos.

É importante, entretanto, fazermos uma distinção com o termo “Web Design”, que é uma tarefa de designers que projetam o layout de uma página ou aplicativo, através de ferramentas gráficas como Photoshop, por exemplo.

Sem o Desenvolvimento Back-end o Front-end vira apenas uma interface, sem razão funcional em que muitas vezes perde sua capacidade de executar tarefas e lógicas de programação. Para aplicar esta funcionalidade, o Back-end precisa ser desenvolvido e implementado junto à interface do Front-end. Por isso no processo de Desenvolvimento Web é comum o Desenvolvimento Front-end preceder o Desenvolvimento Back-end.

Desenvolvimento Web Back-end

O Desenvolvimento Web Back-end é o processo que os usuários não veem ou interagem diretamente, o que acontece no lado do servidor, o que chamamos de “server-side”. Ou seja, tratam-se de processos que rodam em segundo plano, permitindo que rotinas e funcionalidades, combinados com informações de um banco de dados processem e entreguem informações aos usuários. Tudo o que é visual é praticamente ativado por alguma rotina de Back-end, onde ocorre e é processada por um servidor. O Back-end consiste basicamente em três partes: a aplicação, o banco de dados e o servidor.

O Desenvolvedor Back-end é responsável por criar essas tecnologias; eles programam em diferentes linguagens, como PHP, Ruby, JS, .Net, etc. Frameworks em muitas vezes aceleram o processo de desenvolvimento e consistem em estruturas modulares para um padrão no processo de desenvolvimento, o que torna o desenvolvimento mais rápido e fácil.

Esperamos que este artigo tenha lhe dado a compreensão básica dos termos Back-end e Front-end. As linhas entre o Desenvolvimento Front-end e Back-end parecem um pouco confusas e em parte isso é verdade, pois ambos se cruzam muitas vezes, fato que deu origem ao profissional Full-Stack, que agrega competencias tanto do Front-end quanto do Back-end.

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Como ter inteligência competitiva em negócios ligados à inovação?

A inteligência competitiva é uma ferramenta essencial em qualquer empresa que deseje inovar. Afinal, implantá-la pode fazer com que...

Envio de e-mails marketing: por que o Inbound não funciona sem isso?

Você acredita que o e-mail morreu? Está enganado: ele é um dos canais de marketing mais eficazes da atualidade....

5 métricas de marketing que todos os negócios devem acompanhar

Curtidas e compartilhamentos não contribuem para as vendas da empresa. Para que a estratégia tenha sucesso, é essencial acompanhar...