Blog - 26 junho 2018

O futuro do marketing nas redes sociais: o que o público vai demandar?

A mutação frenética que acontece na internet pode confundir os profissionais que utilizam as redes sociais como ferramenta de trabalho. Porém, não são somente as novidades tecnológicas que causam dúvidas na hora de fazer toda a engrenagem funcionar, são também as mudanças comportamentais e de preferências do público. Por isso, é preciso se atentar às constantes modificações do marketing nas redes sociais.

Então vamos esclarecer como será o futuro do desenvolvimento das estratégias online de empresas, diante das mudanças e exigências do público. 

Se antes a sua marca conversava com os clientes de uma forma mais institucional, pode começar a se preparar para ter um relacionamento mais humanizado com quem deseja consumir o que você oferece. Dessa forma, será preciso direcionar os seus esforços para as mídias que essas pessoas consomem.

Além dessas mudanças, listamos abaixo algumas tendências de marketing digital para você adequar as redes sociais da sua empresa!

Utilização de chatbots 

Com a incorporação de uma comunicação mais próxima do público, o volume de mensagens recebidas tende a ser muito maior, portanto, a utilização de chatbots para facilitar, agilizar e otimizar o diálogo entre marca e cliente tem sido cada vez mais necessária no dia a dia das empresas.

Afinal, ter que responder manualmente diversas vezes a mesma dúvida requer um esforço imenso que pode ser economizado com o uso de robôs inteligentes.

Confiança nas ferramentas de escuta social

Para satisfazer a necessidade de consumo de conteúdo dos clientes, a prática de utilizar as ferramentas de escuta social tem sido cada vez maior pelas empresas.

Essas ferramentas rastreiam as conversas por meio de frases, palavras e até marcas específicas e, a partir daí, possibilitam que profissionais produzam conteúdos exclusivos para gerar novas oportunidades de negócios.

Conteúdo específico para cada plataforma

Não adianta tuitar o post do Facebook, postar no Instagram a foto do Linkedin, mandar um e-mail com o texto do site. Cada plataforma online é independente e exige atenção particular na hora de produzir conteúdo. Para alcançar os usuários de cada uma das redes sociais você precisa oferecer o que ele procura naquele canal.

A temática da informação pode até ser a mesma, mas a produção deve ser totalmente alterada para cada uma das redes sociais.

Instagram Stories

A aposta de que o Stories, do Instagram, cairia na graça dos usuários foi comprovada quando a própria empresa divulgou que a plataforma está alcançando diariamente 250 milhões de usuários. Portanto a sua estratégia de marketing digital não pode deixar de considerar essa ferramenta como forte aliada na divulgação de produtos, serviços e conceitos.

Utilize o Stories para divulgar micro momentos da sua empresa e se tornar cada vez mais próximo da sua persona.

Boas práticas de marketing nas redes sociais

Além da constante atualização para nunca ser pego desprevenido por uma tendência ou por uma nova tecnologia, os profissionais de comunicação devem sempre utilizar o conhecimento de mercado para conseguir bons resultados com as mídias online.

Veja abaixo algumas boas práticas para o presente e para o futuro do marketing nas redes sociais.

Conheça o público da sua empresa

Se você vai vender um produto ou serviço para alguém, é necessário que você conheça intimamente essa pessoa para sempre oferecer algo de forma certeira.

Assim, para você conseguir impactar positivamente um cliente e converter uma venda, há a necessidade de estudar o perfil desse público para entender realmente quais são os seus anseios, vontades e necessidades. A partir disso, é possível direcionar um produto ou serviço de maneira específica.

Fale a linguagem do seu cliente

Conhecendo quem é o público alvo da sua empresa é possível encontrar a forma mais próxima de se comunicar com ele.

Procure estudar, testar e definir a linguagem mais adequada para manter um diálogo linear com o seu cliente, sem passar a ideia de uma hierarquia desproporcional. Quando você fala a linguagem dele, a chance de ter uma mensagem compreendida mais facilmente é muito maior.

Tenha uma comunicação aberta com o seu público

A palavra de ordem do futuro do marketing nas redes sociais é a facilitação. Facilite os processos para o seu cliente. Realize uma comunicação de modo que o seu consumidor se sinta importante para a sua marca.

Ofereça vários canais de diálogo para tirar dúvidas, enviar elogios e criticas. Responda os questionamentos realizados nas redes sociais de forma clara e precisa para que o seu cliente não encontre impeditivos para realizar uma compra.

Não espere resultados sempre iguais

O que a maioria dos profissionais de marketing sabe é que tanto no ambiente online quanto no offline, não se devem esperar resultados iguais aos dos meses anteriores.

São vários os fatores que podem interferir em uma campanha online: a quantidade de dias no mês, a ocorrência de feriados e datas comemorativas, férias escolares, e até medidas tomadas pelas próprias plataformas, como foi o caso da mudança do algoritmo do Facebook.

Essa recente alteração da rede social fez com que posts de amigos, familiares e nichos específicos fossem favorecidos em relação aos posts de páginas de marcas. Portanto, se o engajamento da sua empresa no Facebook teve uma diminuição, não se assuste, porque não foi você que fez algo errado. Isso está acontecendo com todos os negócios.

De acordo com a plataforma, a tendência é que a quantidade do engajamento das páginas diminua, mas a qualidade desses engajamentos aumente, porque agora os conteúdos da sua empresa vão chegar para pessoas que possuem verdadeiro interesse neles.

Você deve estar pensando que é meio difícil acompanhar todas as novidades que surgem no marketing, mas não precisa se desesperar e achar que a sua empresa vai ficar para trás em relação à concorrência.

Siga as dicas, humanize a comunicação do seu negócio, utilize as novas tecnologias a seu favor e acompanhe as tendências do marketing nas redes sociais, sempre buscando uma estratégia online que gere resultados expressivos para a sua marca.

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