Blog - 22 maio 2018

Inteligência artificial aplicada aos negócios e ao marketing: é possível?

O conceito de inteligência artificial sempre fez parte da fantasia empregada na ficção-científica até se tornar algo possível nos dias de hoje. O cenário atual ainda está longe daquele retratado nos filmes futuristas, mas já dá para obter excelentes resultados em diversas áreas graças a essa ideia.

Para entender melhor todo esse potencial, é importante especificar o que significa esse termo. Trata-se de um mecanismo capaz de imitar o comportamento humano — ou seja, pode substituir os esforços das pessoas em tarefas repetitivas que até então as máquinas não conseguiam conduzir.

Por conta dessa evolução, já é possível enxergar contribuições significativas em áreas como marketing e negócios. A sua empresa pode se beneficiar bastante dessa ideia. Basta saber como implementá-la.

Confira, a seguir, as respostas para os principais questionamentos relacionados à inteligência artificial no marketing e nos negócios:

Como inteligência artificial, negócios e marketing se encaixam?

As suas decisões estratégicas de negócios são fundamentadas em dados concretos? Além de acompanhar seus indicadores de desempenho, você precisa contar com diagnósticos feitos a partir da detecção de padrões e cruzamentos de informações. Com a inteligência artificial, é possível deixar essa tarefa nas mãos de um sistema inteligente.

O marketing é outra área da sua empresa que depende da otimização de resultados para ir bem. Não há espaço para publicidade vazia e sem propósito. Todas as suas escolhas de abordagem, identidade visual, posicionamento, entre outras, precisam ser feitas a partir de indicadores gerados por um sistema desse tipo.

Conheça algumas formas como a inteligência artificial pode ajudar nos negócios e no marketing:

Melhores decisões de negócios

O dia a dia de uma empresa de qualquer área costuma ser recheado de decisões estratégicas para serem tomadas. Boa parte delas pode ter um impacto significativo no sucesso dos negócios. Portanto, exigem muita atenção e preparo de quem está à frente delas.

É possível aproveitar a tecnologia por trás da inteligência artificial para otimizar esse processo. O sistema é capaz de apontar as ações que mais conseguem gerar retornos para você  — uma informação valiosa para o momento de tomar decisões. Faça projeções a partir desses dados e aproxime-se de todos os cenários possíveis.

Maior satisfação do público

As pessoas mandam vários sinais para as empresas a respeito de seus hábitos e preferências. Basta ter os mecanismos adequados para captá-los e adaptar a sua estratégia para aproveitar essas informações tão valiosas. A tecnologia é uma poderosa aliada para implementar ações capazes de gerar resultados de qualidade.

A inteligência artificial pode ser empregada como mecanismo para detectar padrões nas reações do seu público e, com esses dados, conseguir prever tendências. A partir delas, é possível adotar as melhores ações para atender as expectativas desses clientes e, assim, maximizar a satisfação deles.

Geração de relatórios estratégicos

Além de ter o hábito de monitorar seus indicadores de performance nos negócios e no marketing, você também precisa garantir que esses levantamentos fiquem bem documentados. É a única forma de poder comparar o seu sucesso e enxergar como realmente anda o seu desempenho.

Um sistema que utiliza inteligência artificial é capaz de ir além das capacidades de um gerador de relatórios convencional ao conseguir mostrar diagnósticos estratégicos para você. Não basta mais olhar apenas para métricas, também é preciso relacioná-las com outras.

Quais são os cases de sucesso em inteligência artificial?

Otimização de resultados é algo benéfico para as várias áreas de negócios de empresas de diversos segmentos. A inteligência artificial é um instrumento essencial para que seja possível atuar nas iniciativas corretas com eficácia e praticidade. É um trabalho que somente pode ser automatizado se essa tecnologia vier junto.

A melhor maneira de conhecer todo esse potencial é analisando como os outros aproveitaram as forças dessa área para melhorarem sua atuação e negócios. Dá para aprender muito sobre a eficácia de uma iniciativa dessa forma.

Veja a seguir os principais exemplos de empresas que utilizam a IA atualmente:

Uber: escolhendo sempre o melhor caminho

A Uber se tornou um sinônimo para disrupção no mercado de transportes em todo o mundo. Boa parte da sua força vem da tecnologia por trás da inteligência artificial, que é capaz de trazer o melhor serviço às necessidades dos usuários (tanto motoristas como passageiros).

O sistema é capaz de levar em consideração as tendências observadas de caminhos seguidos por todos os motoristas para determinar as melhores rotas a seguir. Além disso, consegue garantir que eles nunca fiquem sem corridas, já que o caminho escolhido sempre estará nas imediações do próximo passageiro.

Tophatter: a evolução do leilão online

Já se foi o tempo em que o Ebay era a principal referência mundial em leilões na internet. Graças ao uso da tecnologia da inteligência artificial, um novo nome ganhou destaque nessa área: o Tophatter. A partir de um algoritmo capaz de prever os lances e o interesse do público, foi possível agilizar o processo de compra e venda.

Esse case mostra o quanto a essa tecnologia pode ser vantajosa para você e seus clientes. No Tophatter, o sistema é capaz de saber quais características determinada oferta precisa ter para alcançar o sucesso — algo valioso para todos os envolvidos na transação.

Spotify: recomendações cada vez mais precisas

Aprender o máximo possível sobre o público é o básico. Conhecer quais decisões tomar a partir dessas informações é o elemento decisivo ao optar por um sistema baseado em inteligência artificial. Um dos principais diferenciais da plataforma de streaming Spotify é conseguir recomendar as músicas certas para os gostos específicos de cada usuário.

Isso se tornou possível após a aquisição de uma outra empresa, a MightyTV. A cada ação do usuário (como ouvir determinadas músicas e gêneros ou até mesmo adicionar certas faixas em playlists) conta para construir um perfil de preferências. A partir daí, a IA é empregada para prever as sugestões que mais podem agradar.

Como saber se a empresa está preparada para a inteligência artificial?

Agora que você já aprendeu bastante a respeito do potencial dessa tecnologia para a sua empresa, precisa considerar de quais formas implementar esse tipo de solução em seu negócio.

Antes de mais nada, é necessário avaliar quais são as suas reais necessidades. Considere todos os benefícios que a IA pode trazer e analise de que maneira a sua empresa poderia aproveitá-la. Por exemplo, muitos negócios podem utilizar a tecnologia tanto ao oferecer serviços quanto para otimizar seus resultados.

Além disso, a inteligência artificial está em plena evolução. Todos os dias podem surgir novas possibilidades que tornam essa tecnologia ainda mais sofisticada e poderosa. Nunca deixe de acompanhar essas transformações, já que podem ser decisivas para o seu sucesso nos negócios e no marketing.

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