Blog - 16 maio 2018

Inbound Marketing: descubra como usar o marketing de atração

Acompanhar as principais novidades da área de comunicação é essencial para permanecer à frente dos seus concorrentes e sempre contar com as melhores ferramentas para impactar positivamente seu público. Nos últimos anos, um novo nome passou a ganhar cada vez mais espaço e reconhecimento: o Inbound Marketing.

Por meio do marketing de atração, esse tipo de estratégia consegue trazer para a sua empresa as fatias certas de audiência que você está procurando. Não é mais necessário investir pesado em inserções na TV ou nas revistas para ter sucesso. Basta alcançar de forma otimizada quem tem perfil para se tornar seu cliente.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Então, acompanhe este guia completo sobre o assunto para descobrir tudo o que essa ideia pode proporcionar para você!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing consiste em uma série de iniciativas integradas, cujo objetivo principal é atrair o público certo para determinada empresa e impactá-lo positivamente com conteúdo relevante. Conforme isso é feito, essas pessoas se tornam cada vez mais inclinadas a fecharem negócio, já que passam a enxergar a marca como uma referência no mercado.

Esse processo é feito por meio da publicação e distribuição de materiais que buscam solucionar as necessidades dos seus potenciais clientes. Trata-se de uma solução criada para surgir como uma alternativa à publicidade tradicional. Afinal, muita gente se acostumou a ignorar banners publicitários e rejeitar interrupções, criando um desafio para as marcas conquistarem visibilidade.

Dessa forma, o Inbound Marketing funciona ao atrair o público em vez de ir atrás dele. Ao oferecer conteúdo no nível de qualidade requisitado, a empresa vira uma parceira dos seus potenciais clientes até o momento em que decidem fechar negócio. Nessa hora, decidirão pela marca que tanto os ajudou até então.

Quais as principais vantagens de usar o Inbound Marketing?

Ao planejar e executar as suas ações de marketing, você precisa sempre usar as melhores soluções, que consigam trazer os resultados esperados. Com a concorrência cada vez mais intensa em diversas áreas, não há tolerância para decisões erradas. Portanto, é bastante positivo contar com as vantagens que o Inbound Marketing traz.

Conheça abaixo os maiores benefícios de utilizar o Inbound Marketing em sua empresa:

Melhora os resultados de conversão

Não é tão eficiente assim tentar atingir a maior audiência possível com o seu conteúdo. De nada adianta ter acesso a um público volumoso se ele não tem identificação com a sua marca e não converterá. Isso somente fará com que a sua taxa de conversão caia muito e prejudique os seus resultados.

Boa parte da razão do sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing vem da sua capacidade de impactar a audiência certa para os objetivos da sua empresa. A estrutura desse tipo de campanha se fundamenta em produzir conteúdo que satisfaça às necessidades específicas das suas fatias de público, sabendo direcionar esse material adequadamente.

Ao atingir as pessoas certas, a sua taxa de conversão aumenta. Uma boa estratégia de marketing é capaz de concentrar os esforços nos pontos certos, em vez de distribuí-los excessivamente em soluções ineficientes.

Encurta o ciclo de vendas

O tempo gasto entre o primeiro contato de um potencial cliente até o momento em que ele fecha negócio precisa sempre ser o mais eficiente possível. Todos ganham nesse cenário e você pode otimizá-lo ao trabalhar com uma estratégia de Inbound Marketing.

O funcionamento do Inbound Marketing consiste em permitir que a sua equipe de vendas se dedique apenas a interagir com aquele público que está totalmente pronto para se tornar seu cliente, ou seja, aquelas pessoas com maior potencial de retorno. As restantes permanecem sendo impactadas pela sua campanha até chegarem nesse estágio.

Isso possibilita que os seus esforços sejam concentrados de forma muito mais eficiente, diminuindo a duração do seu ciclo de vendas e aumentando consideravelmente a sua taxa de retornos.

Fortalece a autoridade da empresa

Em tempos de alta concorrência, marcas de diversas áreas precisam sempre estar em busca de formas eficazes para se solidificarem como alternativas de qualidade para os visitantes. Uma estratégia de Inbound Marketing se fundamenta em oferecer conteúdo focado em solucionar as necessidades do público, fazendo com que a marca seja uma parceira dele.

Uma pessoa que tem diversas opções para escolher em determinada área provavelmente vai preferir aquela que lhe transmite maior credibilidade. Optar pela que enxerga como uma autoridade em determinado mercado parecerá uma solução eficaz.

Quem acessa conteúdo informativo de qualidade na internet naturalmente passa a enxergar o seu autor como um especialista no assunto. Quando chegar o momento de fechar negócio nessa área, o leitor provavelmente optará por aquela empresa que o ajudou a solucionar um problema.

Diminui os custos de marketing

O Inbound Marketing é uma solução muito mais barata do que outros métodos mais difundidos, como investimento em mídia e demais tipos de ativações. Seus esforços giram quase totalmente em torno de atrair tráfego orgânico e transformar esse público em um grande volume de clientes sem gastos extras.

Além disso, o Inbound Marketing é capaz de trazer retornos bastante superiores a essas alternativas, fazendo com que se torne um investimento altamente eficaz para diversas áreas de atuação. Se bem conduzido, você gastará menos e conseguirá faturar mais ao implementar esse tipo de estratégia em sua empresa.

Você deve sempre estar em busca de soluções financeiramente eficazes para todos os seus setores. O Inbound Marketing é capaz de proporcionar tal benefício com excelência ao mesmo tempo em que gera resultados de qualidade.

Oferece resultados em tempo real

Como ter certeza de que os seus esforços estão gerando bons retornos? Ao trabalhar com uma estratégia de Inbound Marketing, você passa a ter acesso a dados de performance em tempo real das suas campanhas. Isso possibilita não só comprovar a eficácia das suas decisões como também garantir os melhores resultados em diversas frentes.

Trata-se de uma característica essencial para o sucesso das suas iniciativas. Um dos pontos mais importantes do Inbound Marketing é poder fazer escolhas estratégicas baseando-se em informações concretas.

A partir dos seus números, é possível realizar uma série de otimizações em sua estratégia para garantir o retorno ideal. Pode ser que você perceba que determinada iniciativa não está indo bem e necessita de ajustes. Após alterá-la, ela pode começar a gerar os resultados esperados.

Como aplicar o Inbound Marketing na minha empresa?

Já se convenceu sobre o valor do Inbound Marketing para a sua marca? Agora é o momento de conhecer a melhor forma de usar esse tipo de estratégia para aproveitar todos os benefícios que ela pode proporcionar. Lembre-se de que só é possível acessar essas vantagens ao contar com a abordagem que a campanha pede.

Veja abaixo os passos que você precisa seguir para aplicar o Inbound Marketing em sua empresa da forma correta:

Defina quais são os seus objetivos

Uma estratégia de Inbound Marketing somente trará bons resultados se você definir objetivos concretos para serem alcançados. Leve em consideração o que a sua empresa deseja conquistar para que todos os seus esforços possam ser direcionados a esse fim. Sem isso, será como trabalhar sem rumo.

A definição de objetivos mensuráveis permite um acompanhamento estratégico dos seus resultados. Por isso, determine quais métricas conseguem apontar o seu sucesso, os chamados KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho). Por exemplo, se você deseja vender mais determinado produto, o seu KPI é o número de vendas dele.

Nenhuma estratégia de marketing deve ser iniciada sem que metas concretas sejam estabelecidas. Afinal, trata-se de um critério que definirá uma série de elementos da sua campanha e decidirá os rumos a serem tomados.

Desenhe as suas personas

Uma estratégia de Inbound Marketing envolve produzir conteúdo direcionado às fatias específicas de público que a sua empresa pretende impactar. Para isso, é necessário pensar em termos de personas. Elas são como personagens fictícios que representam a audiência que você quer atingir com a sua campanha.

Pense em todos os segmentos que você quer alcançar e crie personagens que os representem. Por exemplo, você pode desenvolver conteúdo para a Maria, de 50 anos, que é mantenedora e está em busca de soluções para organizar a gestão escolar.

Inclusive, uma persona é diferente de público-alvo. Enquanto o primeiro caso se refere ao personagem inventado, mas com base em dados concretos do seu cliente ideal, o segundo geralmente envolve termos mais abrangentes e genéricos, como “mulheres de 18 a 24 anos”. Apesar de delimitar um segmento, não oferece toda a riqueza de detalhes que uma persona traz.

Determine quais canais serão utilizados

O sucesso de uma campanha de Inbound Marketing depende bastante dos canais de comunicação escolhidos para veicular seu conteúdo. Afinal, serão decisivos para a visibilidade do seu material publicitário. Portanto, é necessário ter muito cuidado ao tomar essa decisão e se basear em informações concretas para facilitar o processo.

Ao obter um volume adequado de dados a respeito do perfil das suas personas, você contará com as ferramentas certas para definir como é o dia a dia delas e quais canais de marketing costumam usar mais e com qual frequência. Fique de olho para entender se acessam Facebook, WhatsApp, blogs, Twitter, Instagram, e-mail, entre outros.

Veja de que forma cada um desses meios pode contribuir positivamente para os seus resultados. Não vale a pena atuar onde o seu público não está. Então, evite tentar estar presente em todos os lugares e concentre-se onde faz sentido.

Planeje o seu conteúdo

O Inbound Marketing se fundamenta em distribuir conteúdo estratégico para os segmentos certos. Isso faz com que a etapa de planejamento desse material tenha grande importância, já que é decisiva para o sucesso da sua campanha.

O conteúdo do Inbound Marketing se baseia no modelo do funil de vendas, para sempre garantir que está acessando o público certo. Ele se divide em três estágios de consideração, sendo o topo o mais distante e o fundo o mais próximo de tomar a decisão por fechar negócio com você.

O seu papel é impactar positivamente a audiência com seu conteúdo nos momentos certos e direcioná-la aos estágios seguintes. Leve em consideração as necessidades do seu potencial cliente e os diversos formatos de conteúdo que você pode aproveitar para impactá-lo.

Monitore os seus resultados

Não basta ativar a sua estratégia de Inbound Marketing e esperar que ela faça tudo sozinha. Você deve manter um papel ativo nesse processo até depois de iniciar a campanha. Uma das tarefas mais importantes nessa hora se refere a monitorar os resultados obtidos.

Fique de olho nos retornos que as suas ações estão conseguindo conquistar. Tenha atenção especial para a performance do seu conteúdo e o que é possível aprender sobre o comportamento e as preferências de cada persona quando interagem com o material disponível.

Esse também é o momento de detectar oportunidades e tendências vantajosas para aprimorar os seus retornos. Você pode tomar decisões muito mais inteligentes a respeito da sua campanha ao ter acesso aos seus KPIs.

Quais ferramentas de Inbound Marketing eu devo usar?

Uma boa implementação de Inbound Marketing se faz com o uso das ferramentas corretas. O uso dos recursos adequados será determinante para você atingir os seus objetivos e contar com o máximo de performance em suas iniciativas. Escolha aqueles que atendem às suas necessidades e ajudam a agregar mais valor às suas entregas.

Veja a seguir as principais ferramentas de Inbound Marketing que você deve usar:

Google Keyword Planner

Para detectar oportunidades valiosas de conteúdo e conquistar posições cada vez melhores no Google, você precisa usar a própria ferramenta de palavras-chave dele. Com ela, é possível encontrar combinações de termos que ofereçam caminhos para você emplacar conteúdo e captar mais audiência para o seu funil de vendas.

Google Keyword Planner é parte integrante do sistema Google AdWords, que permite criar anúncios para serem veiculados no buscador. No entanto, você pode usar essa parte da plataforma sem que seja necessário investir.

RD Station

Uma boa estratégia de Inbound Marketing precisa de uma ferramenta de automação que ajude a otimizar os seus resultados ao realizar as ações certas nos momentos adequados. É humanamente impossível tentar direcionar o conteúdo certo para cada lead em potencial em seu funil de vendas, então, certifique-se de usar um sistema como a RD Station.

Trata-se de um pacote completo, com a maioria dos recursos que você precisa para conduzir uma campanha desse tipo. Assim, permite a criação e o disparo de e-mail marketing, desenvolvimento e publicação de landing pages, monitoramento em tempo real dos seus resultados, implementação de uma estratégia de nutrição de leads, entre outras possibilidades.

Google Analytics

Garanta que as suas iniciativas estejam sempre gerando os retornos adequados ao usar uma poderosa ferramenta de métricas como o Google Analytics. Ele é capaz de mensurar uma vasta quantidade de indicadores do seu website e das suas peças de campanha de Inbound Marketing.

Nesse sentido, o Google Analytics permite não só visualizar os seus números como também compreender melhor o comportamento do seu público. Configure o monitoramento de eventos especiais para medir a performance de elementos específicos da sua estratégia, como cliques em determinado CTA (Call to Action) ou quantos acessos para tal conteúdo vieram de qual anúncio.

Buffer

As redes sociais da sua empresa precisam estar plenamente atualizadas para contar com um bom fluxo de tráfego para o seu funil de vendas. No entanto, esse trabalho precisa ser otimizado para não prejudicar a produtividade da equipe.

Buffer é uma ótima alternativa para essa tarefa, já que permite a criação de uma fila de publicações dentro de uma grade de horários definida por você. Então, consiste apenas em inserir os posts na plataforma que ela faz todo o resto nos parâmetros definidos.

Pipedrive

O segredo para uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida está em ter um relacionamento próximo com os seus leads. Para isso, é necessário fazer uso de uma boa ferramenta de CRM, como é o caso do Pipedrive.

Além de permitir um registro aprofundado das particularidades de cada lead que podem gerar oportunidades altamente estratégicas, o Pipedrive também se encaixa perfeitamente em um modelo de Inbound Marketing. Você pode, por exemplo, integrá-lo à RD Station para tornar seu processo de qualificação de leads ainda mais sofisticado.

Quais mitos de Inbound Marketing eu devo ignorar?

É comum que uma novidade revolucionária acabe sendo interpretada incorretamente por muita gente e exista um certo grau de desinformação a respeito dela, especialmente, com a velocidade de compartilhamento da internet. O Inbound Marketing está ganhando cada vez mais espaço em diversos segmentos, mas ainda existem alguns mitos que precisam ser esquecidos.

Que tal se livrar de algumas dessas ideias erradas? Fique de olho nos principais mitos de Inbound Marketing que você deve ignorar:

“Inbound Marketing é só publicar alguns e-books no site”

A publicação de materiais informativos faz parte de uma campanha de Inbound Marketing, mas não é tudo. Apenas publicar e-books no seu site não vai ajudar você a monitorar a aproximação dos seus leads nem a saber a ocasião certa de abordar essas pessoas. É necessário contar com uma iniciativa completa de Inbound Marketing para aproveitar os benefícios dela.

“Inbound Marketing é a mesma coisa que SEO”

Técnicas de SEO são muito importantes para o sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing, mas isso não faz com que sejam a mesma coisa. Otimizar o seu conteúdo para que apareça mais nos sites de buscas é decisivo para atrair cada vez mais público para o seu material, especialmente no topo de funil. No entanto, apenas esse esforço não é o suficiente para conduzir a campanha.

“Inbound Marketing é coisa do momento e logo vai desaparecer”

Realmente, o Inbound Marketing ganhou um impulso considerável de popularidade nos últimos anos. Porém, isso não significa que vai desaparecer com a mesma intensidade. Trata-se de um método que traz sucesso comprovado a diversos mercados, sendo bem diferente de outras soluções que prometem resultados rápidos por meio de atalhos. Basta analisar as particularidades desse tipo de campanha para perceber seu real valor.

“Inbound Marketing não precisa de manutenção”

Por mais que um dos principais benefícios do Inbound Marketing seja o seu aspecto de automação, isso não significa que você pode deixar a sua campanha rodando e não mexer mais nela. É necessário ficar de olho nos seus resultados e buscar sempre novas formas de otimizar ainda mais os seus retornos com novas iniciativas. Senão, você arrisca deixar que a sua campanha fique estagnada.

“Inbound Marketing é a mesma coisa que marketing de conteúdo”

O marketing de conteúdo é uma peça fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia de Inbound Marketing. Isso não significa que são a mesma coisa. O Inbound Marketing engloba vários outros aspectos que precisam ser considerados e passam longe da proposta do marketing de conteúdo. Sobretudo, ele é capaz de se integrar a outras iniciativas para trazer os benefícios esperados.

Como acompanhar os meus resultados de Inbound Marketing?

Um dos pontos decisivos de uma estratégia de Inbound Marketing é o acompanhamento dos seus resultados. Sem essa etapa, todo o esforço de planejamento terá sido em vão. Afinal, é o momento que ajuda você a comprovar a eficácia das suas decisões e aponta caminhos para melhorias na sua abordagem.

O primeiro passo envolve a consideração dos KPIs da sua campanha. É necessário ficar de olho nesses indicadores para acompanhar o seu sucesso. Em seguida, faça uso de ferramentas inteligentes que automatizem o processo, como é o caso da RD Station e do Google Analytics. Tenha em mente quais métricas e os períodos que deseja acompanhar.

A partir dos números obtidos, você precisa ser capaz de tomar decisões estratégicas. Tente detectar padrões que possam significar determinado comportamento do público. A seguir, analise se seus leads estão prosseguindo pelo funil de vendas adequadamente ou se essas etapas precisam de ajustes. Por fim, certifique-se de documentar todos esses resultados para compará-los no futuro.

Comece já a trabalhar com Inbound Marketing

Já ficou bastante claro o quanto o Inbound Marketing pode ser benéfico para a sua empresa, certo? Atuar dessa forma significa estar em total sintonia com as tendências do mercado e impactar o seu público-alvo da maneira ideal. Assim como a tecnologia mudou, também se transformou o comportamento do consumidor.

Vale a pena estender a ideia de integração do Inbound Marketing a outras iniciativas desse setor. Pense em soluções em que o online encontra o offline para aproveitar benefícios em diversas esferas diferentes de atuação. Tudo dependerá do perfil da sua audiência e da proposta da sua empresa.

E claro, lembre-se de que a implementação de uma estratégia de Inbound Marketing requer a atenção e a disponibilidade de uma equipe especializada. Caso perceba que se trata de um trabalho complexo demais para o seu time, vale a pena considerar a contratação de uma agência de marketing digital. É uma forma bastante eficaz de ter acesso a um grupo completo de especialistas capaz de ajudar você.

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