Blog - 23 maio 2018

Empreendedorismo no Brasil: quais são os principais desafios?

Quer se livrar do chefe e começar a traçar o seu próprio caminho ao apostar em uma ideia promissora com o empreendedorismo no Brasil? Trata-se de uma decisão que pode trazer excelentes frutos para a sua vida profissional, já que cada vez mais o mercado está em busca de inovação.

No entanto, não pense que a vida de empreendedor é fácil. Muito pelo contrário: ela traz uma série de desafios que não devem ser menosprezados. Se você não se preparar, a qualidade dos seus resultados sofrerá bastante e você não conseguirá atingir os seus objetivos.

Tais desafios podem representar dificuldades, mas trazem grande satisfação ao serem vencidos. A experiência adquirida ao lidar com eles será decisiva para você atuar de forma cada vez mais estratégica durante a vida da sua nova empresa. Se você está começando, precisa ficar de olho nesses obstáculos.

Continue lendo este artigo para conhecer os principais desafios envolvidos do empreendedorismo no Brasil para quem está iniciando nesse universo!

Começando a vida de empreendedor

Seguir o caminho do empreendedorismo significa ter que abandonar outro, que é o da carreira que você tinha até então. Afinal, será impraticável sustentar essas duas iniciativas ao mesmo tempo e ambas serão penalizadas. No entanto, você pode tentar administrar alguns aspectos iniciais da sua nova empresa nas horas vagas.

Uma das marcas mais visíveis de desafios para o empreendedorismo no Brasil se refere à burocracia para abrir uma empresa. É necessário realizar 17 procedimentos e o tempo estimado até a conclusão de todos eles chega a uma média de 152 dias. O levantamento foi feito pelo Banco Mundial.

Realizar uma boa análise de mercado também é essencial para que o seu início tenha bons resultados. Você precisa conhecer muito bem os seus concorrentes e de que forma o seu negócio buscará disputar a preferência do público com eles.

Lidando com as finanças

As tributações do Brasil podem representar desafios tanto para principiantes como para os mais experientes. Impostos fazem parte da vida do brasileiro e isso não é diferente ao se tratar daqueles que desejam abrir uma empresa. Tome cuidado para não prejudicar a saúde do seu negócio ao negligenciar esse aspecto.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), 33% do faturamento das empresas é destinado ao pagamento de impostos. Quem está iniciando no mundo do empreendedorismo com uma pequena empresa pode entrar no programa Simples Nacional, que unifica um número de impostos para facilitar a tributação.

Delegar tarefas é algo bastante eficaz para minimizar erros e garantir o melhor resultado para cada atividade. Então, para não cair em armadilhas e se complicar, é importante contar com uma assessoria contábil. Busque aquela que seja capaz de compreender as necessidades de uma nova empresa e consiga facilitar sua vida.

Construindo o seu time

Nenhuma empresa se sustenta sem contar com uma equipe competente lidando com suas atividades do dia a dia. Parte do desafio de ser empreendedor no Brasil envolve não só escolher as melhores pessoas para compor os seus departamentos como também garantir que elas atuem com harmonia.

Selecionar as pessoas certas para cada tarefa é um desafio grande por si só. A equipe deve ser capaz de executar as atividades do dia a dia e dar continuidade à cultura da empresa. É necessário levar em consideração as habilidades necessárias e avaliar o impacto que cada contratação terá no seu orçamento.

Além disso, é importante que os seus colaboradores tenham contratos formais de trabalho. A tributação da área faz com que o governo tenha que receber aproximadamente 103% sobre o salário de cada profissional, o que pode intimidar qualquer empreendedor. Contratar na informalidade priva a sua equipe de proteções sociais e pode prejudicar a imagem da sua nova empresa.

Tomando decisões estratégicas

Atuar como empreendedor traz desafios diários e boa parte deles envolve a tomada de decisões estratégicas (veja no blog como precificar seus serviços). Pode até ser um aspecto bem estressante desse trabalho, já que diversos setores buscarão suas orientações sobre uma infinidade de assuntos. Não deixe que isso paralise o seu progresso.

Fadiga por excesso de tomadas de decisão é algo que existe e pode prejudicar o seu rendimento. No entanto, não há muitas saídas a não ser se acostumar ao volume de responsabilidade envolvida ao trabalhar com empreendedorismo no Brasil.

O estabelecimento de processos é um ótimo jeito de garantir que você não sofra demais com os impactos de decisões. Afinal, ao determinar padrões para determinadas atividades, não é mais necessário decidir por suas múltiplas etapas. Basta seguir o que foi feito da última vez.

Mantendo a sua visão viva

Ingressar no mundo do empreendedorismo no Brasil não envolve apenas o aspecto burocrático de abrir e manter uma empresa. Também é necessário pensar na conservação de uma visão de negócios sustentável e um posicionamento realmente inovador que cause um impacto significativo em seu mercado.

Conforme o tempo passa, pode ficar cada vez mais difícil lidar com isso. A sua convicção em suas ideias será testada constantemente quando novas dificuldades surgem nesse meio. Você não pode deixar que essa visão desapareça, já que ela deve guiar a sua equipe em direção aos seus objetivos.

Isso também envolve dedicar tempo e recursos à manutenção da imagem da sua nova empresa. Ela precisa de um departamento de marketing capaz de gerar bons resultados de visibilidade e negócios para você. Quer uma dica? O marketing digital é uma excelente escolha para pequenas empresas, já que pode trazer bons retornos sem necessitar de grandes investimentos.

Considerando os desafios que fazem bem para o empreendedorismo

Cada obstáculo de uma jornada pode tornar o caminho mais difícil, mas todos os envolvidos conseguem chegar ao final mais experientes do que quando começaram. Isso também vale para quem está iniciando com o empreendedorismo: somente ao enfrentar seus desafios será possível atuar com excelência.

Aproveite as informações do artigo para se antecipar em relação a uma série de aspectos que integram a realidade de uma empresa jovem. Lembre-se de que você tem em mãos o controle sobre o destino de um negócio inovador e também da equipe que acredita nele.

Ao trabalhar com empreendedorismo no Brasil, é necessário ter perseverança e muito conhecimento. Nunca deixe de aprender e ficar de olho nas ações de outros players do mercado. Busque inspiração nas fontes mais improváveis e mantenha-se sempre em plena evolução.

Uma ótima forma de fazer isso é acompanhando conteúdo de qualidade na internet, Para isso, siga os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram!

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Como ter inteligência competitiva em negócios ligados à inovação?

A inteligência competitiva é uma ferramenta essencial em qualquer empresa que deseje inovar. Afinal, implantá-la pode fazer com que...

Envio de e-mails marketing: por que o Inbound não funciona sem isso?

Você acredita que o e-mail morreu? Está enganado: ele é um dos canais de marketing mais eficazes da atualidade....

5 métricas de marketing que todos os negócios devem acompanhar

Curtidas e compartilhamentos não contribuem para as vendas da empresa. Para que a estratégia tenha sucesso, é essencial acompanhar...