Blog - 26 novembro 2018

Empreendedorismo e inovação: dois conceitos interdependentes

É bastante provável que, diariamente, pelo menos uma pessoa tenha alguma ideia sensacional sobre o que pode vir a ser um negócio. As novas soluções digitais democratizam o acesso ao mercado e facilitam a criação de novas empresas, o que é um aspecto positivo. Por outro lado, enfrentar uma concorrência já estabelecida pode não ser tarefa fácil e, por isso, entender a interdependência entre empreendedorismo e inovação é tão necessário.

Neste artigo, discutimos esses conceitos e explicamos o porquê da relação entre ambos, em especial no mercado atual. Acompanhe!

Inovação para todos

Antes de tudo, é preciso desmistificar a ideia de que inovação sempre tem a ver com dinheiro. É verdade que para empreender é preciso investir algum tipo de recurso, seja em tempo, seja financeiro. No entanto, nem sempre esse valor será tão expressivo quanto muitas pessoas acreditam.

Suponhamos que alguém queira vender produtos no varejo. Basicamente, teria que escolher entre uma loja física ou um e-commerce. Em nenhuma das alternativas, no entanto, estaria criando algo que ainda não exista. A grande diferença pode ser na estratégia, que em muitas situações, tem mais relação com a inovação do que os próprios investimentos em tecnologia, por exemplo.

Essa realidade pode ser percebida em startups, cujos recursos financeiros são limitados, mas ainda assim conseguem oferecer inovação ao mercado por meio de soluções totalmente novas, ou mesmo com produtos ou serviços remodelados que facilitam a vida dos consumidores.

Empreendedorismo e inovação

Um empreendedor não é, simplesmente, um empresário: ele consegue identificar oportunidades e desenvolve soluções inovadoras, capazes de revolucionar o mercado. Geralmente, são pessoas criativas, perceptivas, com boas habilidades gerenciais, e entendem a necessidade de manter o negócio sempre atualizado.

Você consegue perceber a relação entre os dois conceitos? Inovar, no contexto do empreendedorismo, é manter uma empresa relevante no mercado, garantir o seu sucesso no longo prazo. Para isso, é preciso saber como atualizar suas soluções de acordo com as necessidades do momento. Quando esse feito é conseguido, a marca ganha mais competitividade e a preferência do cliente. Assim, é possível fazer vendas a um custo menor e obter retornos financeiros mais interessantes.

Voltemos ao exemplo do varejo. Por que não investir no omnichannel, ou seja, na integração entre o online e o offline? Essa é, inclusive, uma tendência para o comércio e pode ser importante para o sucesso. Aliás, os avanços tecnológicos são os motivos principais para a interdependência entre empreendedorismo e inovação. O mundo evolui muito mais rápido hoje e, se o empresário não se adaptar, perde competitividade.

Dicas para empreender com inovação

Agora que você já entendeu por que é tão importante inovar em uma empresa, saiba como fazer isso na prática.

Observe as tendências de mercado

Você precisará, de modo ideal, saber o que está por vir, a fim de se adiantar e estar na frente da concorrência. Acompanhar os especialistas na área é uma boa maneira de fazer isso. Busque as pessoas de referência, como influenciadores digitais e jornalistas, e leia sobre a situação do mercado e novidades para o futuro.

Se você já tem um negócio, vale ficar atento às métricas de performance, pois mudanças no comportamento do consumidor, como diminuição nas vendas, podem indicar tendências que você ainda não conheça.

Entenda o consumidor

Entender o público-alvo é um dos primeiros passos ao empreender. Além de fazer as pesquisas iniciais, esteja atento às mudanças nos desejos, necessidades, preferências e hábitos do seu consumidor. Faça pesquisas sempre que possível e crie estratégias para atendê-lo melhor.

Estude a concorrência

É importante também aprender com outros empreendedores do mesmo setor. Se por acaso você notar mudanças nas ações da concorrência, fique atento, pois isso pode indicar novidades no mercado.

Ouça a sua equipe

A sua equipe conhece bem tanto os seus clientes quanto a empresa, portanto, incentive e reconheça essas pessoas, para que se sintam mais motivadas a somar com suas boas ideias.

Você entendeu por que o empreendedorismo e inovação são interdependentes nessa era de avanços tecnológicos e mudanças constantes? Atualmente, essa união é ainda mais necessária para obter o sucesso desejado e a sustentabilidade das empresas.

Se você quiser saber mais sobre empreendedorismo, confira o nosso artigo sobre gestão e desenvolvimento pessoal!

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Quando vale a pena terceirizar serviços para uma software house?

Gerenciar um setor de TI tem se tornado um desafio para as empresas. Isso porque a evolução contínua e...

Como um diagnóstico empresarial descobre as soluções tecnológicas ideais?

Ao gerir uma empresa, é preciso analisar seu desempenho nos mais variados setores, como o nível de produtividade, a satisfação...

Qual é o impacto do fluxo de compras nas vendas do e-commerce?

Entender e otimizar o fluxo de compras é importantíssimo para o sucesso de uma loja virtual. Esse processo não...