Blog - 19 novembro 2018

Como ser um empreendedor digital? Descubra por onde começar!

Saber como ser um empreendedor digital é o desejo de muitas pessoas que querem ter uma renda extra ou um novo meio de vida. A internet possibilita que isso seja feito e oferece vantagens fantásticas, como a habilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, ganhar dinheiro passivamente e fazer seu próprio horário.

Neste artigo, abordamos o conceito, possibilidades e dicas para quem quer ser um empreendedor digital de sucesso. Acompanhe!

O que é empreendedorismo digital?

Empreender é o sonho de muitas pessoas. Alguns atuam no varejo com uma loja física, outros prestam serviços como microempreendedor individual, por exemplo. Há quem prefira aproveitar o crescimento da internet para abrir um negócio digital, ou seja, que funcione totalmente ou principalmente online.

Como todo negócio privado, o objetivo é obter lucro. Além disso, essa é uma ótima maneira de empreender sem tantos recursos, devido aos baixo investimento inicial que, em geral, não exige uma grande estrutura física — sendo essa a principal diferença do empreendedorismo digital para o tradicional.

Quais os tipos de negócios digitais que existem?

Agora que você já entende melhor o conceito, conheça modelos de empreendedorismo digital.

Publicidade

Os blogs e redes sociais costumam ser os principais meios para esse tipo de negócio. Os influenciadores digitais produzem e compartilham conteúdo a respeito de algum nicho e conseguem um grande número de seguidores. As empresas, por sua vez, usam da influência dessas pessoas para divulgar suas soluções, o que é geralmente feito por meio de banners, posts patrocinados ou vídeos.

Há, no entanto, outras formas de ganhar dinheiro com publicidade na internet, são eles: a veiculação de anúncios (por meio do Google Adsense, por exemplo) e programas de afiliados.

Infoprodutos

Vender produtos digitais, como e-books, cursos ou infográficos também é uma maneira de ganhar dinheiro pela internet. Se o empreendedor entende muito de um assunto específico, isso é bastante factível. Existem diversas plataformas que podem ajudar, como a Hotmart (para afiliados) e a Amazon (para publicação de livros).

E-commerce

As lojas virtuais podem vender tanto produtos físicos quanto digitais. Ainda há espaço para os que estão iniciando, que podem alugar uma plataforma, desenvolver seu próprio comércio eletrônico ou vender por meio de marketplaces, como o Mercado Livre.

Serviços digitais

Para aqueles com conhecimento em tecnologias digitais, como programas de edição de vídeo, fotografia ou estratégias de marketing online, essa é uma alternativa interessante. Nesse caso, o empreendedor digital precisará criar uma marca, ainda que individual, e oferecer seus serviços ou consultoria na internet.

Como ser um empreendedor digital de sucesso?

Escolher um nicho de mercado é a primeira coisa que se deve fazer, pois a partir dessa definição, o empreendedor digital poderá escolher o tipo de negócio que mais combina com seu perfil e estudar o público-alvo. Para isso, vale utilizar o Facebook Audience Insights e fazer pesquisas com a audiência.

É importante estabelecer e documentar objetivos, metas, plano de ação e indicadores antes de começar a investir. Assim, o empresário poderá avaliar as possibilidades de sucesso do negócio e entrar no mercado com mais segurança, além de nortear suas estratégias para o futuro. O Canvas e o plano modelo do Sebrae podem oferecer uma boa ajuda.

É essencial, também, fazer um plano de marketing digital. Afinal de contas, se a sua empresa não tem um estabelecimento físico, você precisará divulgar seu negócio e atrair o seu público, o que pode ser feito por meio de anúncios e estratégias nas redes sociais, por exemplo.

Após estes passos, é hora de regularizar o negócio, de modo a respeitar as leis e regras específicas para a empresa. O Sebrae também pode ajudar nessa fase.

E então, entendeu como ser um empreendedor digital? Se você quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre negócios e desenvolvimento pessoal.

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Quando vale a pena terceirizar serviços para uma software house?

Gerenciar um setor de TI tem se tornado um desafio para as empresas. Isso porque a evolução contínua e...

Como um diagnóstico empresarial descobre as soluções tecnológicas ideais?

Ao gerir uma empresa, é preciso analisar seu desempenho nos mais variados setores, como o nível de produtividade, a satisfação...

Qual é o impacto do fluxo de compras nas vendas do e-commerce?

Entender e otimizar o fluxo de compras é importantíssimo para o sucesso de uma loja virtual. Esse processo não...