Blog - 1 agosto 2018

Como ser um bom empreendedor e ainda se desenvolver pessoalmente?

Saber como ser um bom empreendedor é algo fundamental para que o seu negócio consiga progredir, conquistar cada vez mais clientes e fortalecer o nome no mercado. A figura de um líder competente é essencial para esse fim.

No entanto, muita gente se esquece de que o desenvolvimento profissional não é tudo ao se falar de empreendedorismo. Pensar no progresso pessoal é igualmente importante. Felizmente, existem diversas formas de evoluir esses dois lados. Basta elaborar um plano robusto que se dedique a aprimorar várias áreas da sua atuação, tendo em mente objetivos concretos e mensuráveis.

Pareceu complexo demais? Não se preocupe. Conheça a seguir as principais maneiras para ser um bom empreendedor e ainda se desenvolver pessoalmente!

Defina metas realistas

Todo projeto precisa de um objetivo claro e metas a serem batidas. Ao pensar em como ser um bom empreendedor e se aperfeiçoar, você também precisa aplicar essa norma.

Estabeleça para si mesmo o que deseja conquistar e em qual nível. Pense em algo que traga uma evolução tanto para o lado profissional quanto para o pessoal.

É importante que as metas definidas sejam realistas, ou seja, não fujam demais do que está ao seu alcance e ao da sua empresa. Objetivos inalcançáveis somente servem para desestimular um processo de aprimoramento que deveria ser focado em crescimento e motivação.

Além disso, certifique-se de ter objetivos de curto e longo prazos. Tenha em mente o que você quer conquistar agora e para qual direção caminha a sua atuação em um futuro mais distante. Com esses dois pontos de referência, você conseguirá tomar decisões cada vez mais inteligentes em seu dia a dia.

Aprenda a ser um bom líder

Um empreendedor é, por definição, um líder. Portanto, se você está em busca de maneiras para se desenvolver nessa área, precisa saber conduzir uma equipe e apontar os rumos a serem seguidos por ela. Uma liderança de má qualidade é extremamente prejudicial tanto profissionalmente como pessoalmente.

Analisar bem o lado pessoal é uma excelente forma de buscar oportunidades para melhorar. Isso envolve se conhecer muito bem para encontrar o que corrigir: quais são as suas forças e fraquezas? Em quais aspectos precisa se desenvolver? Considere as suas qualidades e seus defeitos e os impactos que eles têm nas suas demandas diárias.

Um bom líder tem paixão pelo que faz, então você tem que investir no seu projeto. Habilidades de comunicação são essenciais, já que seu time precisará de você para buscar respostas decisivas para os rumos da empresa.

Dê a essas pessoas as ferramentas de que precisam para que elas possam crescer cada vez mais junto de você.

Tenha um bom marketing pessoal

Ser um bom empreendedor também envolve se preocupar com o seu próprio nome e como ele é percebido pelos outros. O marketing pessoal é um aspecto altamente importante para o sucesso, além de representar nitidamente um cruzamento entre seus lados de dentro e fora do escritório.

Pense em você mesmo como se fosse uma empresa: quais iniciativas o departamento de marketing planejaria e executaria tendo em mente o objetivo de, por exemplo, conquistar mais clientes e visibilidade? Quais canais e abordagem usaria?

O desenvolvimento da tecnologia trouxe uma série de novos meios que podem ajudar no seu marketing pessoal. Use as redes sociais para expressar seu posicionamento sobre temas relevantes para a área em que atua. Publique conteúdo informativo em um blog, que sinalize o quanto você é uma referência no assunto. Distribua tudo isso de maneiras inteligentes, como em e-mails disparados em massa ou em anúncios digitais.

Busque se capacitar cada vez mais

Uma parte essencial de como ser um bom empreendedor inclui reservar os espaços de tempo adequados para se qualificar mais. Ninguém sabe de tudo, e todos os dias surgem novas ideias que precisam ser assimiladas por você — porque causam impactos no seu dia a dia dentro e fora do escritório.

Busque cursos que tragam conteúdo relevante para a sua atuação. No entanto, não se prenda apenas às funções que você desempenha no ambiente de trabalho. Vale muito a pena sair dessa área e conhecer novos conceitos que podem ser decisivos para o seu bom desempenho como empreendedor.

Um ótimo modo de se qualificar progressivamente envolve criar um relacionamento de mentoria com um profissional que seja uma referência para você. Entre os papéis dele, estão: ajudar você a enxergar oportunidades de melhorias, detectar quais áreas da sua atuação requerem ajustes e oferecer conselhos para decisões do dia a dia, com base nas próprias vivências dele.

Desenvolva um bom networking

Como ser um bom empreendedor sem um bom networking? Isso é impossível. Quem deseja fortalecer o próprio nome e o da sua empresa precisa estar em constante contato com outras pessoas, desde outros empreendedores a potenciais parceiros e clientes.

Um dos segredos para um bom networking consiste em frequentar os eventos certos. Diversas áreas de atuação têm calendários repletos de conferências, simpósios, feiras, palestras, entre outros, que são catalisadores de contatos e parcerias para muitos empreendedores. Você precisa aproveitar essas oportunidades!

Pensando no seu desenvolvimento pessoal, saiba conduzir adequadamente essas interações. Evite monopolizar as conversas e permita que os outros falem, mas sem deixar de apresentar suas ideias. Tenha uma proposta de valor clara ao interagir com outras pessoas. O tempo delas certamente será limitado, e é necessário explicar as suas propostas de maneira direta e compreensível.

Ao começar a sua estratégia focada em como ser um bom empreendedor, monitore seus resultados levando em conta as suas metas e seus objetivos. As ações conduzidas por você nesse momento não serão definitivas, mas, sim, um início que deve receber melhorias continuamente.

Além disso, conforme a sua carreira e seu lado pessoal se desenvolvem em equilíbrio, novas metas e demandas surgirão e ocasionarão mudanças na sua estratégia. Mantenha as suas iniciativas em plena evolução para sempre caminhar em direção ao sucesso.

Curtiu essas dicas de como ser um bom empreendedor? Então que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e contribuir para o desenvolvimento de outros colegas empreendedores?

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Como ter inteligência competitiva em negócios ligados à inovação?

A inteligência competitiva é uma ferramenta essencial em qualquer empresa que deseje inovar. Afinal, implantá-la pode fazer com que...

Envio de e-mails marketing: por que o Inbound não funciona sem isso?

Você acredita que o e-mail morreu? Está enganado: ele é um dos canais de marketing mais eficazes da atualidade....

5 métricas de marketing que todos os negócios devem acompanhar

Curtidas e compartilhamentos não contribuem para as vendas da empresa. Para que a estratégia tenha sucesso, é essencial acompanhar...