Blog - 16 fevereiro 2018

Como o Online encontra o Offline

Engajar seus clientes em canais online e offline simultaneamente pode ser um enorme desafio. Especialmente agora, em que o consumidor formula sua decisão de compra em diferentes canais, é importante considerar investir em maneiras de combinar ambos, área de estudo que chamamos de omni-channel. Os caminhos são inúmeros e é preciso ter calma, pois a cada dia as linhas parecem se convergir e ao mesmo tempo se embaralhar ainda mais. Neste artigo, vamos expor algumas formas para você trabalhar o omni-channel unindo seus canais online e offline.

Muitas empresas já possuem presença online através dos seus websites e redes sociais. A maioria realiza publicações que promovem suas atividades dentro e fora da web, tanto online quanto nas suas lojas físicas. Entretanto é importante citar que existem muitasa outras maneiras de se relacionar com um cliente através da experiência multi canal, o omni-channel.

Antes de tudo, por que você deve integrar canais offline e online?

Consistência de marketing: sua mensagem de marca deve ser sempre a mesma, independentemente de haver metas e táticas diferentes.

Aumento da experiência do cliente: os clientes querem ter mais informações sobre os produtos antes de comprá-los. Os clientes estão 40% mais convencidos a comprar um produto online se tiverem sido influenciados de forma efetiva no offline. Além disso, o uso generalizado de dispositivos móveis significa que os clientes estão mais propensos a aceitarem uma experiência multi canal.

Alcance do cliente: você pode alcançar mais clientes, somando atividades de marketing em ambos os canais online e offline.

Beacons

Uma das soluções para combinar canais online e offline são os Beacons. Beacons são pequenos dispositivos que emitem sinal Bluetooth que os clientes recebem em seus dispositivos móveis, sendo interpretados através de um navegador ou dentro de um aplicativo. Por exemplo, uma empresa de café pode usar Beacons para recompensar os clientes, onde o Beacon notifica os funcionários sobre clientes fiéis que entram na loja e a equipe pode identificá-los para dar benefícios ao cliente.

Os beacons possuem infinitas possibilidades para engajar o cliente entre canais. Outro exemplo no varejo é identificar permitir que os clientes recebam sugestões de produtos através de suas preferências pessoais, já identificadas nas redes sociais. Os Beacons trazem ao marketing a possibilidade de trabalhar o relacionamento com o cliente em um novo estágio, identificando, estimulando e engajando ações com seus clientes.

Chat

Outra maneira interessante de combinar os canais online e offline é usar um Chat no seu website. Sistemas de chats podem ajudar você a segmentar clientes com interesses específicos, realizar atendimentos e compartilhar documentos facilmente. Além disso, Chats podem auxiliar na apresentação de negócios e no agendamento de compromissos de forma ágil. É comumente utilizado em negócios imobiliários, indústria doméstica e na indústria da beleza, facilitando um agendamento de uma consulta para um tratamento, por exemplo.

Hastags

Transmitir em tempo real atividades dos seus clientes com a sua marca nas redes sociais, como em eventos e conferencias, é uma forma de transportar a experiência offline para dentro do online. Para atingir Hashtags de engajamento público, é importante estimular o compartilhamento de vídeos e fotos dentro do contexto que você quer atingir. Uma forma de estimular as ações nas redes sociais da sua própria audiência é pedir aos clientes e visitantes que façam selfies, vídeos ou fotos e publicá-los utilizando uma hashtag especial. Você pode também usar panfletos, mala direta ou cartazes para iniciar uma conscientização. Para garantir uma adesão maior no engajamento do seu público, você pode trabalhar promoções e premiações com fotos ou vídeos.

Visual Merchandising

O Visual Merchandising também pode ser muito eficaz no omni-channel, uma vez que o visual merchandising tem um papel importantíssimo na decisão de compra dos seus clientes. Os consumidores relatam que o visual merchandising possui grande influencia na decisão de compra. Um exemplo de como transportar a experiência de um visual merchanding online é trabalhar exibições em 360 graus com vídeos e fotos, permitindo o consumidor experienciar e compreender como o seu produto reage a um certo cenário.

Há muito mais oportunidades para integrar canais online e offline para criar consistência de marketing, aumentar a experiência do consumidor e permitir que você alcance mais clientes.

Para entender como utilizar o omni-channel em seu negócio fale conosco.

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