Blog - 30 julho 2018

Como definir o orçamento de marketing que te leve ao rumo certo?

Uma ideia incrível pode ser decisiva para o sucesso de uma empresa, mas ainda dependerá dos recursos empregados a favor dela. É por isso que você precisa contar com um bom orçamento de marketing para as suas ações. Acertar na definição desse aspecto é essencial para ter bons resultados.

A decisão sobre esse orçamento define o que você pode fazer em suas campanhas. Oferece, por exemplo, alcance a novos canais de atuação, possibilidades mais vastas de segmentação, oportunidade de contar com uma equipe do tamanho necessário, entre outros. Do contrário, perder o foco pode ser algo bastante prejudicial nesse processo.

Pensando nisso, neste post veremos com mais detalhes como é possível definir o seu orçamento de marketing, e qual é a importância disso. Continue lendo e confira!

Como definir o orçamento de marketing para a empresa?

Resgate o histórico da companhia

Para tomar qualquer decisão, é sempre valioso considerar o que pode ser aprendido com o passado. Então, volte o seu olhar para os últimos números de marketing que a sua empresa teve e veja de que forma seu orçamento aumentou ou diminuiu com o passar do tempo.

Busque detectar tendências e paralelos com os tempos atuais. Também, procure saber quais canais de marketing puderam ser empregados com cada volume de investimento, bem como os resultados que foram conquistados em cada período.

Ainda é importante conferir quais eram os objetivos e as metas estabelecidas para cada caso. Tudo isso oferecerá um retrato ainda mais detalhado para você planejar suas próximas decisões.

Considere seus objetivos

O orçamento de marketing pode ser decisivo para a sua empresa conseguir ou não alcançar seus objetivos. Dinheiro não é tudo para uma campanha, mas certamente ajuda a obter os esforços necessários para alcançar o que você deseja, desde mídia até contratações.

Por isso, antes de começar a pensar em um nível de investimento, é preciso dedicar atenção aos focos que foram estabelecidos para o período ou a campanha em questão. Geralmente, metas agressivas, por exemplo, requerem um orçamento mais robusto, que as tornem acessíveis.

Faça estimativas de valores

Ao trabalhar com números, as estimativas podem ser suas grandes aliadas. Se você estiver com dificuldade para estabelecer um nível de investimento no orçamento de marketing, experimente usá-las e calcular o seu impacto nas finanças da empresa.

Para isso, no entanto, elas não devem ser inventadas do nada. Estimativas precisam ser baseadas no seu histórico e nas suas necessidades, levando em consideração os objetivos e ferramentas disponíveis. Ao se distanciar demais disso, você arrisca chegar a projeções irreais.

Defina os canais utilizados

O meio do marketing faz uso de uma série de canais para aproximar a empresa dos seus potenciais clientes. Assim, a escolha cuidadosa desses canais é um dos passos mais importantes do planejamento de uma campanha e, por conta disso, depende bastante do orçamento que foi definido para ela.

Tanto no meio on-line quanto off-line, um volume de investimento crescente é capaz de trazer resultados cada vez melhores. No entanto, também é importante lembrar que mais recursos permitem atuar em mais canais — atingindo, potencialmente, mais gente. Portanto, tenha em mente em quais espaços você pretende atuar antes de decidir o seu orçamento de marketing.

Observe seus concorrentes

Boa parte do trabalho de marketing envolve monitorar as ações dos concorrentes para não se surpreender com suas investidas. Logo, o seu orçamento precisa lhe oferecer todas as ferramentas necessárias para brigar de igual para igual com esses competidores de mercado.

Procure estimar, inclusive, quanto os outros players costumam investir em marketing. Pode ser difícil — mesmo impossível — acessar números concretos, mas você ainda é capaz de se basear em quantias aproximadas para estabelecer alguns parâmetros.

Como gerenciar o orçamento de marketing no dia a dia?

Faça uma boa gestão de custos

Definido o orçamento de marketing, chega um novo conjunto de desafios. Afinal, você precisa garantir que esse investimento renda o esperado, e parte disso depende de uma boa gestão desses recursos.

É necessário controlar de perto o dinheiro que sai e os fins dedicados a eles. Tal controle, inclusive, é essencial para que você consiga detectar oportunidades valiosas durante o curso de uma campanha. Pode ser, por exemplo, que determinada ação acabe custando menos que o esperado, dando a você um ganho a ser direcionado a outro esforço.

Documente seus processos

Falamos, mais acima, da importância de consultar o histórico da empresa para determinar o nível de orçamento de marketing. Tendo justamente isso em vista, você já deve se preocupar em documentar adequadamente as suas decisões desde agora, para que possam ser consultadas depois.

Além disso, a documentação das escolhas estratégicas de uma empresa é essencial para minimizar a ocorrência de erros e garantir que sempre seja possível melhorar baseando-se em ações anteriores. Lembre-se: problemas e soluções do passado podem ser muito relevantes no futuro.

Acompanhe seus resultados

Conforme já vimos, o intuito do orçamento de marketing é oferecer à empresa um acesso às ferramentas de que ela precisa para alcançar seus objetivos.

Nesse sentido, parte essencial desse processo é, justamente, conferir se a sua estratégia está realmente trazendo os resultados pretendidos. Até porque pode ser necessário tomar decisões emergenciais se os retornos estiverem longe do esperado.

Para isso, acompanhe seus KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho), que são as métricas capazes de apontar o quanto sua empresa está conseguindo se aproximar de suas metas.

Enfim, agora que você já sabe quais passos seguir para conduzir a sua estratégia e contar com o orçamento de marketing ideal, está na hora de colocar em prática o que foi aprendido. Lembre-se de seguir todos os itens acima e continuar com uma atuação correta mesmo depois da implementação das suas ações.

Além disso, essa atuação precisa estar em constante evolução — afinal, sempre podem surgir novos conceitos que precisam ser incorporados à sua abordagem. Flexibilidade é a palavra de ordem nesse meio, e precisa ser considerada ao tratar de orçamento de marketing. Então, evite as ações dos concorrentes e permaneça sempre na frente!

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