Blog - 2 abril 2017

Autismo e o Videogame

Autismo é uma síndrome comportamental derivado de um desenvolvimento neurobiológico irregular.

O transtorno tem como principal característica a alteração nas habilidades sociais e de comunicação, ou seja, o autista tem dificuldade em expressar o que sente e notar acontecimentos em grupo. Além disso, podem apresentar: interesses restritos, posturas ou atos repetitivos e um processamento sensorial diferenciado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que há cerca de 70 milhões de pessoas no mundo com autismo. O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) realiza uma pesquisa a cada dois anos nos EUA e neste ano estimou que há 1 caso de autismo a cada 68 crianças de 8 anos.

Uma criança diagnosticada com o transtorno necessita de acompanhamento médico e psicológico para auxiliar no seu desenvolvimento. Todo esse acompanhamento, além de ser exaustivo para as famílias, na maioria das vezes tem um custo muito elevado.

Pensando nisso, a pesquisadora Gail Alvares, do Instituto Telethon para Crianças, está desenvolvendo um jogo especial para crianças autistas. Nele não há instruções, nem palavras, apenas sons e símbolos que criam um significado para o jogo.

O videogame, denominado Frankie and Friends (Frankie e Amigos) ajuda o autista a lidar com certos desafios, como interpretar emoções, prestar atenção em rostos e seguir o olhar de alguém.

O jogo ainda está em fase de teste, mas se aprovado, pode se tornar uma opção mais acessível para o desenvolvimento das crianças.

Videogames já foram usados anteriormente para fins terapêuticos. O aparelho Xbox, equipado ao sensor de movimentos Kinect é considerado uma boa ferramenta também.

Os jogos não devem ser considerados e nem substituir algum tratamento, eles devem ser vistos como uma ferramenta que ajuda e facilita a aprendizagem.

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Quando vale a pena terceirizar serviços para uma software house?

Gerenciar um setor de TI tem se tornado um desafio para as empresas. Isso porque a evolução contínua e...

Como um diagnóstico empresarial descobre as soluções tecnológicas ideais?

Ao gerir uma empresa, é preciso analisar seu desempenho nos mais variados setores, como o nível de produtividade, a satisfação...

Qual é o impacto do fluxo de compras nas vendas do e-commerce?

Entender e otimizar o fluxo de compras é importantíssimo para o sucesso de uma loja virtual. Esse processo não...