Blog - 11 junho 2018

Aprenda o que é um bom networking e como pode te levar ao sucesso

Ter uma rede de contatos é essencial em qualquer área de atuação. É assim que você pode conhecer potenciais novos clientes, empregadores, parceiros, entre outros. Mas, para isso, é necessário saber o que é networking e como fazê-lo corretamente.

O termo networking significa criar vínculos significativos com profissionais a partir da sua experiência e contribuições em seu segmento. Trata-se de uma constante troca de informações valiosas para ambos os lados, de maneira que todos se beneficiam. É uma via de duas mãos.

Para que essa estratégia funcione, você precisa se planejar para implementar as ações certas. Somente assim será possível impactar positivamente seus contatos e se manter no caminho para o sucesso. Não basta saber o que é networking, você tem que acertar na abordagem.

O que é networking de qualidade?

Um dos pontos mais importantes a serem considerados ao falar de networking é que ele deve ser sempre uma troca. Não atue com foco apenas em seu próprio crescimento, já que os outros também devem absorver valor dessas interações. Se você apostar em uma abordagem unilateral, será impossível ter sucesso.

Como realizar um bom networking?

1. Defina seus objetivos

O que você pretende conquistar com o seu networking? Quer mais clientes? Uma recolocação profissional? Mais projetos para conduzir? Seja o que for, é algo que você precisa ter muito bem definido antes de começar.

Dependendo dos seus objetivos, pode ser que algumas das suas ações devem ser ajustadas. Afinal, não faz sentido iniciar um planejamento sem ter em mente o que você quer conquistar com ele.

Além disso, certifique-se de pensar em métricas mensuráveis que ajudem a atestar o seu sucesso. Por exemplo, se você quer obter mais clientes, esse é o indicador que apontará seu resultado.

2. Apareça mais

Se você não é visto, dificilmente conseguirá conduzir um bom networking. Isso significa utilizar os métodos adequados para que outros profissionais possam encontrar seus trabalhos e entrar em contato com você.

Fique de olho na programação de eventos da sua área e certifique-se de participar deles, tendo atenção especial ao perfil de participantes e temas discutidos. Mapeie potenciais contatos vantajosos e faça questão de interagir com essas pessoas. Se você não aparecer, seus concorrentes farão isso no seu lugar e tomarão seu espaço.

meio digital oferece grandes possibilidades nesse sentido. Você pode criar um site para si mesmo e começar a publicar conteúdo especializado em um blog. Também é possível usar as redes sociais para esse fim, tomando cuidado para realizar uma boa curadoria de conteúdo nelas.

3. Prepare a sua abordagem

Você se aproxima contato profissional. O que fazer em seguida? Se você não tiver uma abordagem preparada, essa interação não será positiva. Você precisa ter algo de valor para transmitir e isso é simples de antecipar.

É necessário ter uma proposta clara do seu valor como profissional ou do seu produto. Comece definindo de que forma você quer ser visto. Para ter bons resultados, você tem que estar em total controle da sua própria apresentação.

Pense no tipo de interlocutor que você terá. Adapte o seu discurso às características de quem interagir com você. Tenha agilidade para perceber nuances nas reações dos outros para adaptar a sua abordagem e se manter em um contato positivo.

4. Aprimore sua autoridade

Se o seu segmento não percebe você como um profissional de credibilidade, ficará mais difícil implementar uma estratégia de networking que traga bons resultados. Felizmente, hoje em dia contamos com uma série de meios inéditos para aumentar a própria credibilidade no mercado.

O primeiro passo deve ser a análise de outros profissionais da sua área e como eles costumam transmitir autoridade. Não se trata de copiar suas ações, mas de detectar como a credibilidade é percebida em seu segmento.

Ao publicar conteúdo na internet, certifique-se de mirar no máximo de qualidade possível. Isso significa usar boas referências, apostar em pautas relevantes e evitar erros graves. Trata-se de algo que também vale para a sua atuação nas redes sociais.

5. Use um sistema de CRM

Todo bom vendedor precisa ser capaz de oferecer o melhor atendimento ao seu potencial cliente e essa é uma das formas mais eficazes de fortalecer o seu networking. A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa missão, bastando usar um sistema de CRM.

É um software que consegue armazenar as informações que você tem sobre cada cliente. Dessa forma, a cada contato feito, você pode manter um registro robusto a respeito de cada lead e, assim, direcionar ofertas cada vez superiores a eles.

Um sistema de CRM servirá para impulsionar o seu networking porque poderá apontar os clientes em potencial que merecem mais a sua atenção. Assim, é possível concentrar os seus esforços apenas onde as chances de sucesso são maiores.

6. Avalie o seu sucesso

Na primeira dica, falamos da importância de especificar objetivos concretos que sejam fáceis de mensurar. Isso é extremamente importante porque ajudará a definir os parâmetros que você usará para definir o seu sucesso.

Por exemplo, se você quer conquistar mais clientes, precisa monitorar constantemente esse indicador da sua vida profissional. Faça isso periodicamente (podendo ser mês a mês ou semana a semana) para acompanhar a sua evolução e perceber se as suas ações estão sendo bem-sucedidas.

O que determinará o seu sucesso é a sua capacidade de se adaptar diante desses resultados. Se a sua estratégia não está gerando bons retornos, então é essencial tomar decisões corretivas conforme necessário.

Tudo pronto para começar?

Agora que você já sabe o que é networking e como realizá-lo da melhor forma, está na hora de colocar os seus planos em prática. Comece considerando quais são os seus objetivos e as características particulares do mercado em que você está inserido. Pense em ações que permitam transmitir todo o valor que você tem a oferecer.

Além disso, é importante manter as suas ideias em plena evolução. As abordagens de hoje podem não ser suficientes daqui algum tempo. Fique de olho nas transformações do mercado e seja capaz de se adaptar sempre que mudanças radicais forem percebidas.

Continue aprendendo mais sobre empreendedorismo: veja aqui no blog por que jovens estão virando líderes e como isso ajuda as empresas.

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