Blog - 14 maio 2018

5 vantagens dos sistemas personalizados que você deve conhecer

Sistemas personalizados são totalmente projetados às necessidades do comprador. Ao longo do tempo, as empresas usavam sistemas tradicionais e que, por muitas vezes, não tinham a versatilidade para atender às necessidades que foram surgindo.

A exclusividade proporcionada pelos sistemas personalizados, traz consigo soluções específicas aos negócios de acordo com seu perfil estrutural e estratégico. Veja, neste artigo, as principais vantagens dos sistemas personalizados que você precisa conhecer. Boa leitura!

1. Sistema centralizado

Em muitas empresas, a necessidade de cobrir todos os processos acarreta no uso de sistemas variados. Isso ocasiona duplicação de dados e gargalos para integrar essas informações em momentos que elas sejam solicitadas.

É possível ter níveis de acessos e diferentes áreas operacionais em uma unica plataforma — por exemplo, de acordo com a tarefa que o usuário desempenha, seu acesso será específico para acessar as ferramentas e informações correspondentes.

No caso de acesso do nível gerencial, o gestor terá uma permissão mais ampla e poderá monitorar as atividades das áreas e setores e verificar seu desempenho. Dessa forma, a obtenção de informações necessárias para criação de gráficos, relatórios, consultas, entre outros, é otimizada.

Isso proporciona uma visão mais completa do fluxo de trabalho, diminui gargalos e possibilita maior índice de produtividade e dinamismo na comunicação interna. Também impacta nas avaliações diversas que podem ser desenvolvidas com base nos dados produzidos.

2. Foco nas necessidades da empresa

Essa é uma das maiores vantagens de utilizar sistemas personalizados. Cada empresa tem suas necessidades dentro do seu modo de organização. Logo, a melhor forma de sair na frente é obter flexibilização e compreensão dos processos.

Sistemas especializados se ajustam ao modelo de negócio — não o contrário. Isso proporciona diferencial competitivo, já que a ferramenta trará todas as possibilidades dentro dos parâmetros colocados pela análise dos requisitos da empresa.

Toda complexidade que exista será documentada para as soluções que serão implementadas nas fases seguintes. O comportamento do sistema alinhado com o modo de execução das tarefas empresariais aumenta a assimilação dos usuários, pois há uma familiaridade com o modo de trabalho já estabelecido.

O sistema personalizado se torna altamente inteligente: ele será uma extensão da empresa, diferente de sistemas tradicionais — que são limitados e não podem se adaptar ao ambiente de negócio em que estão inseridos, diminuindo, então, a produtividade.

3. Possibilidade de adaptações

É normal que uma empresa, mesmo que esteja no mercado há anos, faça alterações ou ampliações no modo de organização e das tecnologias envolvidas. Nesse cenário, o sistema deve possibilitar o acompanhamento dessas reformas organizacionais.

Os sistemas personalizados permitem uma evolução junto à empresa. Por exemplo, um novo setor é inserido na organização e precisa de acesso ao sistema e ferramentas específicas para desempenhar as tarefas. Um sistema personalizado pode ser adequado a essa nova demanda sem que haja grande utilização de tempo para isso.

Essa capacidade de adaptações ajuda as equipes a ter um foco maior no gerenciamento das informações. Todo o aparato tecnológico que virtualiza e automatiza em um único software, eleva o patamar dos profissionais, trazendo consistência e satisfação.

Esse é um fator motivador, o sistema se comporta de maneira adaptável e escalável. Cada aspecto pode ser revisto e melhorado em diferentes níveis de ação. O feedback dos usuários são extremamente úteis para adequações posteriores.

4. Retorno econômico

Sistemas tradicionais possuem diversas funções, mas nem sempre refletem as necessidades do resultado esperado — ainda que sejam facilmente implantados. Eles tendem a se tornar antiquados rapidamente, pois o ciclo de desenvolvimento de novas tecnologias é cada vez mais rápido.

Muitas vezes, mesmo um sistema tendo várias ferramentas, elas não se encaixam nas necessidades da empresa. A manutenção de algo que não corresponde ao desejado é perda de tempo e de investimento financeiro.

Já os sistemas personalizados abrangem o que é realmente necessário, sem desperdícios. Essa compreensão, mesmo sendo sobre um sistema feito do zero, coloca maior rapidez no processo de desenvolvimento. O tempo de vida do sistema é prolongado com as diversas possibilidades de personalização e reestruturação.

O custo de aquisição é superado pela economia de ter um sistema centralizado sem a necessidade de obter outras ferramentas adjacentes. A produtividade, em geral, também é um fator que impacta positivamente os ganhos efetivos. Os contratos tendem a ser mais longos e bem definidos dentro das características do sistema moldado para a empresa desenvolvedora.

5. Maior segurança dos dados

Os dados gerados nos processos de uma empresa são valiosos. Eles são fontes de extrema importância, pois representam os ativos da organização. Com base neles, são geradas inúmeras informações que fazem toda a diferença.

O uso de sistemas distintos para cada setor ou departamento produz redundância de dados e aumentam os riscos de segurança. Quanto maior o banco de dados dentro de uma mesma estrutura, maior será a necessidade de atenção no monitoramento e proteção.

Sistemas personalizados colocam todos esses dados em um único depósito, permitindo o foco na segurança do armazenamento. Esses elementos podem ser criptografados e ter acesso limitado — dependendo das regras de níveis estipulados no sistema.

Mesmo que esse sistema seja hospedado em nuvem, ele não será acessado por outras corporações, por ser um sistema exclusivo. Essa segurança torna o apoio às estratégias de negócio e a confiabilidade da informação muito mais consistentes. Isso se dá pela redução de exposição a riscos que a personalização possui.

Com isso, para obter todos os benefícios listados anteriormente, é imprescindível que você busque uma empresa que tenha qualidade e confiança em seus serviços. Um bom parceiro proporciona aos seus clientes uma equipe de profissionais competentes e experientes, além da transparência. Além disso, é importante que essa empresa desenvolvedora tenha uma saúde financeira consolidada para garantir suporte a longo prazo.

O atendimento e o suporte também são fundamentais para o bom relacionamento e estreitamento das relações, afinal, uma boa parceria se dá pela comunicação. Um bom desenvolvedor alinhado com os objetivos do seu negócio alavancará de forma significativa o alcance de suas metas.

Agora que você sabe as vantagens dos sistemas personalizados, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços e nossas soluções. Esperamos você!

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Como ter inteligência competitiva em negócios ligados à inovação?

A inteligência competitiva é uma ferramenta essencial em qualquer empresa que deseje inovar. Afinal, implantá-la pode fazer com que...

Envio de e-mails marketing: por que o Inbound não funciona sem isso?

Você acredita que o e-mail morreu? Está enganado: ele é um dos canais de marketing mais eficazes da atualidade....

5 métricas de marketing que todos os negócios devem acompanhar

Curtidas e compartilhamentos não contribuem para as vendas da empresa. Para que a estratégia tenha sucesso, é essencial acompanhar...