Blog - 12 novembro 2018

5 métricas de marketing que todos os negócios devem acompanhar

Curtidas e compartilhamentos não contribuem para as vendas da empresa. Para que a estratégia tenha sucesso, é essencial acompanhar métricas de marketing que tenham identificação com os objetivos da marca e mostrem a real eficácia de suas iniciativas.

Um dos principais benefícios do marketing digital é que ele oferece muitas opções de métricas para serem acompanhadas. Só que essa vantagem também representa um desafio: é preciso saber quais números realmente ajudam na estratégia.

Com isso em mente, é importante voltar a atenção para indicadores que possam comprovar o sucesso das iniciativas e, ao mesmo tempo, apontar eventuais problemas que requeiram solução.

Conheça, a seguir, cinco métricas de marketing que devem ser acompanhadas. Boa leitura!

1. Retorno sobre o investimento (ROI)

Para ter certeza de que uma iniciativa tem dado certo, é recomendável monitorar seu ROI. Isso vale para todas as áreas da organização, inclusive a de marketing. O ROI engloba os gastos envolvidos com marketing e as contrapartidas obtidas com eles. Ou seja, o objetivo deve ser ter um ROI alto, o que significa retornos superiores.

2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

É muito importante saber se a empresa não tem gastado demais para obter um cliente e, assim, tido a falsa impressão de sucesso. Para isso, é necessário acompanhar o CAC.

Para que seja possível visualizar o número que representa a realidade, é essencial considerar todos os gastos associados às campanhas de marketing. Ou seja, do custo de manter a equipe à mensalidade paga pelas ferramentas usadas.

3. Taxa de conversão

O objetivo do acompanhamento das métricas de marketing é ter certeza de que as iniciativas têm conseguido direcionar bons resultados para a empresa. Portanto, um dos indicadores que merecem atenção é a taxa de conversão.

Trata-se de uma métrica que mostra a proporção de público que ativou uma oferta em relação ao total de audiência efetivamente atingida. E ainda serve como um termômetro para a eficácia da publicidade e a qualidade da segmentação.

4. Tíquete médio

O tíquete médio representa o valor gasto pela maioria dos clientes, quando se leva em conta toda a audiência. Em geral, é proporcional à área de atuação da organização, já que quem vende produtos mais caros tende a ter um tíquete médio maior.

Ao acompanhar o tíquete médio, tem-se uma ideia do quanto esperar de ganhos a partir das vendas da companhia ao longo do tempo. Portanto, deve ser o objetivo da empresa mantê-lo sempre em crescimento.

5. Lifetime value (LTV)

O principal intuito de boas métricas de marketing é ajudar a prever tendências para o futuro. O LTV é um indicador essencial para isso, pois considera o quanto um cliente médio gasta com a empresa e por quanto tempo. Dessa forma, permite saber por quanto tempo o fluxo de ganhos vai financiar as ações.

Agora que você já conhece algumas das principais métricas de marketing que devem ser acompanhadas, crie uma rotina produtiva. Assim, vai poder monitorar esses números e tomar decisões estratégicas com base neles.

Quer aprender mais sobre como trabalhar de forma estratégia? Continue com a gente e conheça os motivos para não ignorar mais a automação de marketing.

Get Source

Somos uma Agência Digital + Software House, fundada em 2011, localizada em São Paulo capital. Já entregamos projetos para clientes nacionais e internacionais nos segmentos de real estate, varejo, telecomunicações, comércio eletrônico e serviços.

Mais informações

Você pode gostar também
Quando vale a pena terceirizar serviços para uma software house?

Gerenciar um setor de TI tem se tornado um desafio para as empresas. Isso porque a evolução contínua e...

Como um diagnóstico empresarial descobre as soluções tecnológicas ideais?

Ao gerir uma empresa, é preciso analisar seu desempenho nos mais variados setores, como o nível de produtividade, a satisfação...

Qual é o impacto do fluxo de compras nas vendas do e-commerce?

Entender e otimizar o fluxo de compras é importantíssimo para o sucesso de uma loja virtual. Esse processo não...